Exército homenageia ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira

Exército homenageia ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira

O Exército Brasileiro, por meio da 5ª Região Militar (5ª RM), prestou homenagem ao herói de guerra da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Antonio Ribeiro da Silva, que completou 98 anos no dia 30 de junho. Em homenagem ao veterano, o Comandante da 5ª RM,  General de Brigada Ronaldo Morais Brancalione, foi presenteá-lo e parabenizá-lo com uma apresentação da banda de música da 5ª Divisão de Exército.

No encontro, realizado na residência do homenageado, Antonio foi presenteado com uma moeda alusiva à 5ª RM e um certificado pelos feitos de coragem durante a Segunda Guerra Mundial. O então soldado era da Arma de Infantaria durante a participação do Exército Brasileiro na campanha da Itália, em 1944 e 1945. Encarregado de missões como patrulha,  Antonio atuou nas batalhas de Montese e Monte Castelo.

O veterano foi casado com Célia Silva, falecida no ano passado, e tem um casal de filhos: Coronel Kury e Maria da Conceição.  “Meu pai fala que, em uma certa ocasião, um soldado que estava com ele tirou o pino de uma granada ao ficar assustado em uma patrulha. Aí, meu pai teve que dar uma dura no guerreiro”, conta o Coronel Kury. A homenagem a Antonio Ribeiro se estende a todos os veteranos da FEB que atuaram de alguma forma na Itália ou lutaram ao lado dos aliados contra os nazistas, especialmente em memória aos que já faleceram.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *