Exército inaugura novo Colégio Militar

Exército inaugura novo Colégio Militar

Belém – No dia 12 de janeiro, a Capital paraense foi presenteada, no seu 400º aniversário, com a inauguração do novo Colégio Militar. É a 13ª unidade educacional pertencente ao Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), a segunda na Região Norte do País.

PASSAGEM 2

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado do Pará, Simão Jatene; do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; do antigo Comandante Militar do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri; do Vice-Governador do Estado do Pará, José da Cruz Marinho; do Presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Desidério Miranda; dos Senadores Flexa Ribeiro e Paulo Roberto Rocha; de Oficiais-Generais do Alto Comando do Exército; do Prefeito de Belém, Zenaldo Rodrigues; e de outras autoridades civis, militares e religiosas.

PASSAGEM 1

Durante a cerimônia de inauguração, o Governador do Pará e o Comandante Militar do Norte assinaram o Termo de Cessão de Uso do Prédio da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), formalizando a parceria acordada entre as Instituições.

O Gen Villas Bôas aproveitou a oportunidade para parabenizar a cidade de Belém pelos seus 400 anos e ressaltou, ainda, a responsabilidade dos professores: “o corpo docente tem a grande responsabilidade de trabalhar com a juventude e seu entusiasmo, esses alunos são a nova geração, precisam receber mensagens estruturadas sobre valores”.

“Meu eterno agradecimento! Que esse colégio se transforme em um templo de sabedoria. Estamos diante do mais belo Colégio Militar do Brasil”, afirmou o Governador Simão Jatene.

PASSAGEM 3

A solenidade também englobou a passagem da Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, do General de Brigada Antônio César Alves Rocha para o General de Brigada Selmo Umberto Pereira.

 Colégio Militar de Belém

O Colégio Militar de Belém (CMBel) é resultado de uma parceria entre Exército Brasileiro, Governo Estadual, Prefeitura Municipal de Belém e parlamentares paraenses. O colégio inicialmente tem previsão de receber 120 alunos, filhos de militares e civis, para o 6º ano do Ensino Fundamental.

A partir de 2017, ocorrerá um aumento gradativo do número de alunos recebidos pelo CMBel. A instituição atenderá, em sua plenitude, cerca de mil alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Imóvel Histórico

O novo Colégio Militar ocupará um prédio de grande importância histórica para a cidade de Belém, a antiga sede da Escola de Governo. Inaugurado em 1901, o imóvel faz parte do projeto de modernização da Capital, e sua primeira função foi a de ser um grande asilo público para indigentes, denominado “Asylo de Mendicidade”.

Com luxuosas instalações para a época, a construção foi apelidada de “Palácio dos Ricos”. Mais tarde, em 1984, foi tombada pelo patrimônio histórico, e, em 2006, passou a ser a sede da EGPA. Neste ano, o prédio reafirma sua importância na história da cidade, sediando a 13ª unidade do Sistema Colégio Militar do Brasil, a segunda na região Norte do País.

Sistema Colégio Militar do Brasil

O SCMB engloba 13 estabelecimentos de ensino localizados nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria, Juiz de Fora, Manaus, Recife, Fortaleza, Campo Grande, Brasília (DF) e Belém.

O Sistema adota o moderno ensino por competências, oferecendo ferramentas para que o aluno possa resolver situações da vida real, utilizando uma única proposta pedagógica em todas suas unidades. O primeiro Colégio Militar do Brasil foi criado no Rio de Janeiro, o CMRJ, também denominado “Casa de Thomaz Coelho”.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *