Exército realiza a segurança das Eleições 2016 na Grande Rio

Exército realiza a segurança das Eleições 2016 na Grande Rio

Rio de Janeiro (RJ) – O Grupamento de Unidades Escola-9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) realizou a operação de segurança do primeiro turno do pleito eleitoral de 2016, no dia 2 de outubro, em alguns municípios da Grande Rio.

grande-rio-2

A operação foi solicitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido à dificuldade de acesso a alguns municípios brasileiros e à necessidade de garantir a votação e a apuração das eleições dos dias 2 e 30 de outubro.

Dessa forma, na área de atuação do GUEs-9ª Bda Inf Mtz, foram solicitados apoios para a garantia no processo eleitoral nos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Queimados, Japeri e Magé, além do bairro de Irajá, no município do Rio de Janeiro.

A operação visa assegurar a regularidade do pleito em apoio ao TSE, em ações de garantia da lei e da ordem e em apoio logístico. Uma novidade nessa operação foi o recebimento em controle operacional de um Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BInfAe), para atuar em Irajá.

A tropa empregada executou, no dia 2, medidas para a garantia do processo eleitoral, possibilitando que todas as atividades de divulgação, propaganda, fiscalização e medidas administrativas que antecedem o pleito eleitoral fossem realizadas livremente. Além disso, garantiu que a imprensa exercesse o direito de cobrir e noticiar as informações, nas áreas designadas, durante a votação e apuração. A mesma operação se repetirá no segundo turno das eleições, previsto para o dia 30 de outubro.

grande-rio-1

Para a execução dessa missão, foram empregadas 262 viaturas, dentre elas a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani, a o Veículo Blindado EE-11 Urutu, além de motos e ambulâncias. Para as ações de comando e controle, foi utilizada a viatura C2-PC Tático, do Batalhão Escola de Comunicações. Ao todo, foram empregados 2.542 militares do Exército e 214 da Força Aérea.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *