FAB comemora 100 anos da Instrução Militar na Aviação Brasileira

Na quarta-feira (10/07), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia militar em comemoração aos 100 anos da Instrução Militar na Aviação Brasileira.

O evento aconteceu no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), e foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto. Prestigiaram o evento o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros; integrantes do Alto-Comando da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, dentre outras autoridades civis e militares, além de representantes do corpo diplomático da França.

No dia 10 de julho de 1919, a aviação brasileira comemorava a inauguração da Escola de Aviação Militar (EAvM), que contou com o suporte técnico-profissional da Missão Militar Francesa. O Comandante da Aeronáutica destacou a importância do dia. “Há 100 anos deu-se início à instrução militar brasileira e, nesta cerimônia, nós prestamos homenagens a todos aqueles que contribuíram para a instrução e para o fortalecimento da nossa Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira”, disse.

O Major-Brigadeiro Isaias destacou a história precursora da aviação no local. “Poucos brasileiros sabem, mas a Aeronáutica brasileira, tanto civil quanto militar, nasceu no Campo dos Afonsos. É um solo sagrado, repleto de histórias, e nós temos que comemorar cada evento, homenagear os nossos veteranos, honrar os homens e mulheres que escreveram a história da Aeronáutica, e preservar este local”, afirmou.

As três Forças foram homenageadas, bem como os ex-Comandantes da Academia da Força Aérea (AFA).  Ainda durante a cerimônia, ocorreu o descerramento de placa alusiva ao evento, com a participação de dois cadetes, um com indumentária de época e outro com o uniforme atual da AFA. Uma aeronave T-27 Tucano, empregada pelo 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA na formação dos cadetes aviadores, sobrevoou o Campo dos Afonsos.

O pesquisador de uniformes, Alberto Gomes Filho, esteve presente na cerimônia e destacou a importância das vestimentas. “Os uniformes históricos representam o inicio de tudo, como a criação do Ministério, em 1941, a participação na Segunda Guerra Mundial, dentre outros grandes eventos”, disse.

Ainda em referência à data, o Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, entregou uma moeda comemorativa ao Comandante da Aeronáutica. “Foi uma grande satisfação entregar, pessoalmente, a moeda de número 41. Nós fizemos 100 moedas, todas elas numeradas. A moeda de número 41 representa a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, e foi entregue com grande emoção”, disse.

Comemorações - A data também foi marcada pelo lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo. O selo apresenta os primeiros hangares do Campo dos Afonsos que serviram à Escola Brasileira de Aviação (EBA) em 1914, ao Aeroclube Brasileiro (AECB) em 1915, à Escola de Aviação Militar em 1919 e à Escola de Aeronáutica de 1941 a 1971. Há ainda a inscrição “100 anos da Instrução Militar na Aviação Brasileira”.

Além disso, o evento contou com a inauguração de uma exposição com o tema: Campo dos Afonsos – 100 anos da Instrução Militar na Aviação Brasileira. O espaço contempla as comemorações do centenário da EAvM com vídeos, painéis temáticos, vitrines, publicações, maquetes e banners, que apresentam um estudo com fontes primárias, relatórios, avisos ministeriais, boletins, fotografias, além de publicações impressas dos regulamentos e periódicos da época.

Assista aqui à matéria em vídeo sobre o evento.

Fotos: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER

Vídeo: Sargento Marcos Poleto/CECOMSAER

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>