FAB e Helibras avaliam desempenho dos helicópteros H-36

FAB e Helibras avaliam desempenho dos helicópteros H-36

Aeronave já está operacional com o Esquadrão Falcão, de Belém (PA)

Vinte e dois militares e civis da Força Aérea Brasileira e da empresa Helibras, fabricante brasileira de helicópteros, trabalharam juntos para avaliar o desempenho das aeronaves H-36 Caracal do Esquadrão Falcão, com sede na Base Aérea de Belém (PA). Um dos helicópteros da frota foi submetido a condições específicas de operação na região Amazônia em 14 voos realizados ao longo do mês de dezembro.

HELICOPTERO

“A avaliação operacional realizada em uma das unidades já entregues, executada pelo cliente e apoiada pela Helibras, teve o intuito de avaliar a aeronave equipada, que se saiu muito bem em seu ambiente de operação real”, comenta o piloto de provas Patrik Correa, da Helibras.

Durante os testes, o H-36 foi equipado com metralhadoras laterais, guincho para simular resgate em terra e no mar, gancho para realização de carga externa e corda para desembarque de tropas. No Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, Sul do Pará, foi avaliada a utilização das metralhadoras 7,62mm instaladas nas laterais da aeronave.

Também participaram militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Parque Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).

50 unidades

O projeto H-XBR prevê a entrega de 50 unidades de helicópteros para a Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. Quinze foram recebidos até agora.

Fonte: Agência Força Aérea

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *