FAB é homenageada pela República da Indonésia com Ordem do Mérito

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, foi homenageado pela República da Indonésia com a imposição da Ordem do Mérito Estrela “Swa Bhuwana Paksa Utama”. A condecoração ocorreu nesta quinta-feira (9), em Brasília (DF), com a entrega da comenda pelo Embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, em nome do presidente do país, Joko Widodo.

A Ordem do Mérito Estrela é uma das mais altas na hierarquia das medalhas da Força Aérea da Indonésia. “Swa Bhuwana Paksa Utama” vem da língua sânscrito e significa “Meu país é asa primária”. A outorga da medalha é em reconhecimento aos serviços realizados com o objetivo de fortalecer a cooperação entre as Forças Aéreas do Brasil e da Indonésia.

“Sinto-me orgulhoso e honrado em receber tamanha comenda, em nome de todo o Comando da Aeronáutica, afinal, eu represento, neste ato, um efetivo de homens e mulheres que trabalham diuturnamente para manter a soberania do espaço aéreo e da integração nacional, sempre com vistas à defesa da pátria”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato. 

O Comandante da Força Aérea Brasileira também destacou a importância da parceria entre os países. “Nós partilhamos as demandas multilaterais comuns, praticando a democracia e o esforço pela garantia dos diretos humanos. No campo militar, o acordo entre os governos sobre a cooperação em matéria de defesa vem possibilitando intercâmbio de conhecimento entre os pilotos de nossas Forças Aéreas, um relevante benefício para ambos os países”, disse.

Ao entregar a comenda, o Embaixador da Indonésia destacou uma maior proximidade com o Brasil desde que foram estabelecidos os vínculos diplomáticos. “São sessenta e quatro anos de boas relações entre os dois países. Durante esse período, temos testemunhado avanços, entre saltos e barreiras, nas nossas relações bilaterais”, afirmou.

O Embaixador ressaltou as semelhanças entre os países que fortalecem a parceria. “Brasil e Indonésia estão unificados pelas similaridades em termos de área, história, grandes populações, grandes potenciais em campos políticos e econômicos, bem como em pontos de vistas e nas abordagens de temas globais”, salientou.

A relação diplomática também foi fortalecida com a assinatura do Acordo de Cooperação de Defesa no Rio de Janeiro (RJ), em 5 de abril de 2017, e da Declaração de Parceria Estratégica Brasil-Indonésia, em 18 de novembro de 2008, em Brasília (DF).

Fotos: Sargento Bruno Batista

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>