FAB encerra ciclo anual de encontros para atualização em gestão contábil

FAB encerra ciclo anual de encontros para atualização em gestão contábil

Em cerimônia realizada no Grupamento de Apoio de Belém, o Subdiretor de Contabilidade da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, acompanhado da equipe de instrutores, concluiu o calendário de 2017 relativo aos encontros regionais para atualização em gestão contábil. As reuniões foram realizadas no decorrer do ano e aconteceram no Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP) e nos Grupamentos de Apoio do Distrito Federal, de Manaus, de Recife, de Canoas, de São Paulo e de Belém. Ao todo, foram atingidas 85 unidades gestoras e 447 gestores.

O objetivo dos encontros foi fomentar o acompanhamento orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil nas unidades gestoras, bem como proporcionar a redução das não conformidades no SIAFI – sistema de gestão contábil do Governo Federal. O Brigadeiro Aurélio explica que esses encontros se mostraram necessários devido às dificuldades e dúvidas apresentadas pelas unidades gestoras em relação à execução orçamentária, financeira e patrimonial. Os questionamentos são resultantes, principalmente, do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade, bem como da reestruturação da Força Aérea Brasileira – que impactou na atualização das normas e procedimentos contábeis do Comando da Aeronáutica.

“Os encontros proporcionaram a aproximação dos participantes com o Órgão Central do Sistema de Contabilidade da Aeronáutica (SEFA/DIREF), bem como possibilitaram à DIREF tratar de temas que representam as principais dúvidas dos gestores, além de ressaltar a importância de cada um dos procedimentos e documentos registrados no SIAFI pelos gestores. Assim, asseguramos a aderência dos procedimentos contábeis e garantimos a qualidade da produção de informações gerenciais e de custos, em apoio à tomada de decisão e à condução da Força Aérea Brasileira”, avalia o Brigadeiro Aurélio.

Prêmio

A DIREF também finalizou a entrega dos prêmios Destaque Execução Financeira, primeira edição, e Destaque Execução Contábil, quarta edição, com premiação do Gabinete do Comandante da Aeronáutica. A organização foi a que obteve a melhor perfomance na execução financeira e contábil no SIAFI, entre julho de 2016 e junho de 2017. o Prêmio Destaque Execução Financeira deste ano, também foi entregue ao Grupamento de Apoio de Boa Vista (GAP-BV) e ao Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG). Clique aqui e saiba mais.

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *