FAB homenageia militares e civis no Dia do Especialista de Aeronáutica

Ao total 60 pessoas receberam a Medalha Bartolomeu de Gusmão

O Segundo Sargento Ivo de Paula Moreira Alves é da especialidade em Mecânica de Aeronaves e tem 14 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB). Já o Primeiro Sargento Hugo Girdelan Pires Camelo, Especialista em Eletrônica, tem 26 anos de dedicação. E a Segundo Sargento Daniela Ribeiro de Carvalho, também da especialidade em Eletrônica, se formou há mais de dez anos. Todos eles foram homenageados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão nesta sexta-feira (23), em Brasília (DF), durante a cerimônia do Dia do Especialista de Aeronáutica realizada na Ala1.

“Os Especialistas são profissionais que, por meio de suas contribuições individuais, viabilizam o voo e fazem com que a nossa missão de controlar, defender e integrar seja cumprida de maneira ágil e leve, mais leve que o ar. Eles formam a base fundamental para que a Força Aérea Brasileira funcione de forma conjunta, integrada e harmônica, resultando num conjunto de todo eficaz”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que presidiu a cerimônia.

O Sargento Ivo se formou em 2004 na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), trabalhou seis anos no então Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo, e, em seguida, foi transferido para o Grupo de Transporte Especial (GTE), onde está até hoje. ” É uma satisfação muito grande receber esta medalha, bem gratificante ter esse reconhecimento pelo trabalho que a gente faz”, afirmou.

Já o Sargento Camelo entrou na FAB como Soldado do Batalhão de Infantaria, em Brasília, e, aos poucos, foi crescendo na carreira. Ele entrou na EEAR em COMGAR, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e está há 16 anos no CINDACTA I. No fim deste ano, será promovido a Suboficial. “Esta medalha representa todo o trabalho feito ao longo da carreira, eu me sinto muito honrado em recebê-la”, disse.

E a Sargento Daniela se formou em 2007 na EEAR. Começou a exercer a profissão no Centro de Computação da Aeronaútica de Brasília (CCA-BR), onde está há mais de 10 anos. “Esta medalha é uma medida de que eu estou no caminho certo na minha dedicação ao trabalho”, relatou.

Ao total foram entregues 70 medalhas a militares e civis. Entre eles, o Chefe do Serviço de Apoio Técnico do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Suprecilho Barros. “Estamos sempre em contínua parceria com a FAB e, para mim, é uma honra receber essa medalha”, declarou.

Durante a cerimônia, a tropa desfilou ao som da canção Bandeirantes do Ar e da Canção do Especialista.

Bartolomeu de Gusmão

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi instituído em 25 de março de 1991. A data coincide com a data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, que é a instituição de ensino responsável pela formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender as necessidades crescentes de recursos humanos para a FAB.

O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à aeronáutica.

A Medalha Bartolomeu de Gusmão foi criada pelo decreto n° 68.886, de 06 de julho de 1971, sendo uma distinção concedida aos militares e civis pelos serviços prestados à FAB.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Confira o vídeo.

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>