FAB participa de campanha de prevenção ao câncer de próstata

Diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) estão engajadas na campanha “Novembro Azul” que busca conscientizar da importância do tratamento e da prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Confira a seguir algumas das ações que estão sendo realizadas:

Hospital de Força Aérea de São Paulo recebeu iluminação especial

Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) – Durante o mês de novembro, a seção de urologia do HARF realiza um mutirão de consultas clínicas e exames de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês) em homens dentro da faixa etária mais vulnerável – acima de 45 anos. “É muito importante fazer esse exame porque é através dele que se diagnostica a doença precocemente e isso pode levar a uma chance de cura de 90%”, explicou o Diretor do HARF, Coronel Médico Marcus Aurélio Bezerra de Andrade.

Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) – Durante a 40ª edição da Quarta Científica, realizada em 8 de novembro, o efetivo do HABE discutiu temas em evidência no mês de novembro. O Capitão Médico Eduardo Martins de Sousa palestrou sobre a campanha em combate ao câncer de próstata, ressaltando a importância de medidas preventivas: como manter uma alimentação saudável e a realização de consultas periódicas com o urologista em atenção à saúde do homem.

Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) – A urologia do HFAB realizará, no dia 14 de novembro, uma série de atividades relativas à conscientização dos perigos do câncer de próstata. O Capitão Médico Álvaro Canuto apresentará uma palestra abordando a prevenção da doença, seguido pelo educador físico e nutricionista Bruno Fischer, que orientará como reduzir o risco do câncer de próstata por meio da alimentação. Já a Tenente Fisioterapeuta Samantha Fernandes e a Tenente Psicóloga Juliene Azevedo darão dicas de bons hábitos urinários e psicologia do homem, respectivamente.

Além disso, na inspeção de saúde realizada periodicamente nas Unidades da FAB, todos os homens com idade igual ou acima de 45 anos fazem obrigatoriamente o exame de sangue PSA, de acordo com as Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica (ICA 160-6).

Câncer de Próstata

A doença atinge principalmente homens a partir dos 50 anos, mas cerca de 75% dos casos são diagnosticados a partir dos 65 anos. No Brasil, esse câncer é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

O câncer de próstata é um tumor na glândula presente no sistema genital masculino. A ação da testosterona pode provocar modificação das células, sua desorganização e o surgimento do câncer.

Uma dieta saudável ajuda a diminuir o risco do câncer. Praticar exercícios físicos, evitar o álcool e o tabagismo são fatores importantes, além da realização do exame de sangue PSA e do toque retal.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado é individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>