FAB participa de evento sobre as operações de paz da ONU

FAB participa de evento sobre as operações de paz da ONU

Entre os dias 16 a 27 de janeiro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA, foi realizada a reunião do “Contingent-Owned Equipment Working Group 2017 (COE WG 2017)”. A reunião ocorre a cada três anos e tem como finalidade a revisão e edição do manual afeto ao “Contingent-Owned Equipment (COE)”. O documento é de suma importância para a condução das Operações de Manutenção da Paz, pois, aborda assuntos referentes aos reembolsos aos países contribuintes de tropa.

ONU 1

O Ministério da Defesa designou, por intermédio da Portaria nº 2538/GM/MD, de 05 de dezembro de 2016, uma comitiva composta por oficiais das três Forças singulares, sendo três da Marinha do Brasil, dois do Exército Brasileiro e um oficial da Força Aérea Brasileira, para participação no referido evento representando o Brasil.

“Poder participar de um evento internacional, com a presença de representantes dos 193 estados membros da ONU e ter colaborado para a melhoria das condições de nossas tropas no Haiti e dos peacekeepers de um modo geral, foi uma experiência única e muito gratificante”, afirma o Major de Infantaria Dailo Gonçalves de Aquino Júnior, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), representante da FAB na comitiva do COE WG 2017.

ONU 2

Avanços significativos foram obtidos pela comitiva no encontro, proporcionando um maior reembolso ao Brasil, que hoje possui papel relevante nas Missões das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) – onde a Força Aérea Brasileira participa com três oficiais e um graduado no Estado-Maior e com um Pelotão de Infantaria da Aeronáutica.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *