FAB transporta rondonistas para operação do Projeto Rondon

Brasília, 07/07/2016 - Na tarde desta quinta-feira, um grupo de 18 rondonistas partiu da Base Aérea de Brasília com destino à cidade de Natal. Eles irão participar da Operação “Forte dos Reis Magos”, do Projeto Rondon, que começa no próximo sábado, no Rio Grande do Norte. Estudantes e professores da Universidade Católica de Brasília, integrantes da comitiva do programa e militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica uniram-se à equipe da UEMS do Mato Grosso do Sul que veio em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Rondonistas embarcam para promover ações de cidadania em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano

Rondonistas embarcam para promover ações de cidadania em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano

Coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), o Projeto Rondon é uma ação governamental que soma esforços com autoridades municipais e lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No período de 8 a 24 de julho, o grupo, junto a universitários de outros estados brasileiros, participa da Operação “Forte dos Reis Magos”, que acontece em dez municípios no Rio Grande do Norte. “Mais uma vez, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas estão engajados no período das férias escolares para o cumprimento desse projeto que tanto nos enriquece”, declarou o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, brigadeiro Ricardo Machado Vieira.

Irão participar da “Forte dos Reis Magos” 210 estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES), além de militares do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada e outros órgãos. As equipes vão trabalhar com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por conjuntos: Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde; Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho; e Conjunto “C” – Comunicação Social.

Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira

Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira

Para o brigadeiro Machado, o trabalho com o projeto Rondon tornou-se uma tradição para o MD. “Neste ano, resgatamos a participação da Força Aérea apoiando os nossos universitários, bem como contamos com o apoio do Exército e da Marinha”, ressaltou.

Pela primeira vez no projeto, a aluna do  6⁰ semestre de Comunicação Social- Jornalismo, da Universidade Católica de Brasília (UCB), Catarina Barroso Loiola, segue com a expectativa de voltar com uma visão diferente de mundo. “Além de passar conhecimento, espero chegar às cidades e receber um pouco da experiência de vida deles também”, disse.

Aluna de jornalismo da UCB tem expectativa de voltar da operação com uma visão de mundo diferente

Aluna de jornalismo da UCB tem expectativa de voltar da operação com uma visão de mundo diferente

Indo pela sexta vez para o Rondon, a professora do curso de Farmácia da UCB, Helen Cristina Vieira de Freitas, ressalta que a expectativa sempre se renova a cada Operação. Ela irá coordenar uma equipe que atuará em oito escolas, sendo metade delas da área urbana e a outra parte da área rural. “Os alunos que vão para o Projeto Rondon têm a oportunidade de trabalhar em equipe, conviver com comunidades e com o poder público e também conhecer de perto a logística militar”, observou.

A partir de 15 de julho, a Operação Itapemirim contemplará 10 municípios no estado do Espírito Santo. A ação também será composta por 210 rondonistas e terá a participação de 21 IES.

Fotos: Gilberto Alves/ MD

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>