Festa Nacional da Artilharia 2016

Festa Nacional da Artilharia 2016

Santa Maria (RS) – O 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC AP) realizou, no último sábado, dia 11 de junho, a Festa Nacional da Artilharia (FENART), em comemoração ao 215º aniversário de nascimento do Marechal Emílio Luiz Mallet, Patrono da Arma de Artilharia, e aos 150 anos da Batalha de Tuiuti.

ARTILHARIA 1

A FENART tem como objetivo cultuar os valores históricos e culturais deixados pelos heróis da nossa história, ao mesmo tempo em que enaltece a Artilharia Brasileira em seu passado e presente e a figura do Marechal Mallet, congregando artilheiros da ativa, da reserva e demais militares.

ARTILHARIA 3

O evento trouxe ao público uma encenação da Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal da América Latina e de fundamental importância para os propósitos dos países aliados durante a Guerra da Tríplice Aliança. Além disso, apresentou um desfile dos diversos canhões e obuseiros da Artilharia brasileira e um desfile da tropa de Artilharia, incluindo uma Bateria do Regimento Mallet com uniforme e armamento históricos.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

ARTILHARIA 2

Todos os artilheiros presentes entoaram, ao término da cerimônia, o tradicional poema “Se” da Artilharia Brasileira. Uma confraternização entre os presentes no Salão Tuiuti, com o tradicional brinde do copo d’água, fechou as comemorações.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *