Festa Nacional da Cavalaria celebra, em âmbito nacional, a data do nascimento do Marechal Osorio

Tramandaí (RS) – O Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio foi o palco da Festa Nacional da Cavalaria, no sábado, 4 de maio. O Sítio Histórico situa-se no km 101 da RS-030, Autoestrada Osório-Tramandaí (RS). A Festa comemorou, em âmbito nacional, o Dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio, nascido em 10 de maio de 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje está situado o Parque Osorio.

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da República, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão; do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antonio Miotto; e demais autoridades civis e militares.

Durante a festa, foi apresentada uma encenação que reconta os principais momentos da vida do Patrono da Arma da Cavalaria, como as diversas participações em batalhas. Um dos momentos mais aguardados pelo público foi a tradicional “Carga da Cavalaria”, quando, em meio a explosões, os cavalarianos, junto aos blindados e aeronaves, cruzam a galope o cenário da apresentação.

O evento, que contou com um público de mais de 22.000 pessoas, foi organizado pelo Comando Militar do Sul, por intermédio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, Regimento Osorio, de Porto Alegre (RS), a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio.

Estiveram envolvidos nas demonstrações de blindados, aeromóvel e hipomóvel:

– 700 militares;

– 137 cavalos;

– 48 viaturas;

– 3 aeronaves (1 Pantera e 2 Fennec);

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>