Festa Regional da Infantaria em São Leopoldo

São Leopoldo (RS) – No dia 24 de maio, foi realizada, no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BI Mtz), a Festa Regional da Infantaria, uma atividade promovida pelo Comando Militar do Sul para celebrar o Dia da Arma de Infantaria.

SAO LEOPOLDO 1

O evento contou com a presença do Comandante da 3° Região Militar, General de Divisão Valério Stumpf Trindade; do General de Divisão Luiz Alberto Cureau, infante mais antigo presente; de outros oficiais-generais; do Prefeito Municipal de São Leopoldo, Senhor Anibal Moacir da Silva; e do Procurador da Justiça Militar, Senhor Clauro Roberto de Bortoli; além de outras autoridades civis e militares.

Também prestigiaram o evento, antigos Comandantes do Batalhão, como o Cel Ben-Hur, o Cel Menna Barreto, o Cel Hegel, o CelPezzi e o Cel Cureau; além do Comandante nomeado, Ten Cel Negreiros.

Durante a Festa, uma encenação, com passagens marcantes na história da Infantaria, emocionou as cerca de 800 pessoas presentes. Momentos como a Batalha de Guararapes; a Guerra da Tríplice Aliança, com ênfase nos 150 anos da Batalha de Tuiuti, onde o Brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, foi ferido por três vezes; a 2ª Guerra Mundial; as Missões de Paz da ONU; a Pacificação dos Complexos no Rio de Janeiro; e uma projeção da Infantaria do Futuro.

Tradicionalmente, nessa Festa, a Legião da Infantaria de Porto Alegre realiza a entrega do Medalhão Dourado, uma homenagem especial aos Legionários Efetivos, com mais de 50 anos na Arma, considerando-se, como referência, a data de ingresso na Arma, contando-se, a partir dessa data, ano a ano, em comemoração ao Jubileu de Ouro na Infantaria. Foram agraciados, o Coronel Antonio Marcos de Almeida Maciel Levy e o Coronel Sergio Luís Lhullier Renk.

SAO LEOPOLDO 2

As tropas estavam representadas pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas, pelo Colégio Militar de Porto Alegre, pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, pela 1ª Companhia de Guardas, pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército, pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, além do próprio 19º BI Mtz.

Antecedendo o desfile da tropa, os Infantes de todos os tempos, da ativa e da reserva, pertencentes às diversas organizações militares, realizaram um desfile em homenagem ao Brigadeiro Sampaio.

Fotos: Sd Alex Junior e Sd Schneider

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>