Filme sobre participação de soldados brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial tem pré-estreia em Brasília

Brasília, 06/05/2015 - A pré-estreia do filme A Estrada 47, do diretor Vicente Ferraz, aconteceu na terça-feira (05) em Brasília. O longa-metragem conta a história de soldados brasileiros que lutaram ao lado das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.  A estreia nacional será na quinta-feira (07), data que antecede o Dia da Vitória na Europa. No dia 08 de maio de 1945, tropas do nazi-fascismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética.

Estrada 47 foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado em 2014.

Estrada 47 foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado em 2014.

O filme relembra os 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que, enviados para a Itália, lutaram ao lado dos países Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e URSS) contra os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Os pracinhas, como ficaram conhecidos os soldados brasileiros, não possuíam vestimentas apropriadas para enfrentar o rigoroso inverno europeu, sequer estavam preparados para combater o poderoso Exército alemão.

Na ficção, o sopé da montanha do Monte Castelo serve de palco para os atores que representam quatro soldados brasileiros. Na vida real, após quatro tentativas fracassadas, a tropa brasileira acompanhada da 10ª Divisão de Montanha norte-americana conseguiu tomar o monte, no dia 21 de fevereiro de 1945. A conquista de Monte Castelo era muito importante por sua posição estratégica para os aliados.

A Estrada 47, co-produção entre o Brasil, Itália e Portugal, foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado em 2014. O primeiro filme brasileiro de ficção sobre a Segunda Guerra foi gravado na Itália e presta uma homenagem aos soldados brasileiros que lutaram bravamente contra as forças nazistas.

Foto: Divulgação.

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>