Fogo Simbólico da Pátria percorre o Rio Grande do Sul

Fogo Simbólico da Pátria percorre o Rio Grande do Sul

Segundo o Professor do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS, Luís Henrique Rolim, em seu artigo publicado na Revista Movimento (da UFRGS), em 2009, a Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria, surgiu, em 1938, ainda no período do Estado Novo (1937-1945). Transformou-se em uma tradição que acabou enraizada e perdura até os dias de hoje, marcando, anualmente, o início das comemorações da Semana da Pátria no Rio Grande do Sul.

Fogo 1

Ao ser implantada no Sul do Brasil, sua primeira edição partiu de Viamão (primeira Capital do Estado). Naquela época, a Chama era conduzida por destacados atletas até a Pira da Pátria construída no Parque Farroupilha – conhecido como Redenção – para ser acesa à zero hora do dia 1º de Setembro. Com o acendimento da Pira, iniciavam-se as comemorações da Semana da Pátria em Porto Alegre. Os festejos perduravam até o dia Sete de Setembro, dia em que o Fogo Simbólico era apagado.

Fogo 2

Atualmente, esse revezamento percorre todo o Estado, e a Chama permanece acesa em várias cidades gaúchas, até o Dia da Pátria. Diversas organizações militares do Exército Brasileiro recepcionam e guardam a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria nesse período.

Guarnição de Santa Maria recepciona o Fogo Simbólico da Pátria

Santa Maria (RS)

No dia 15 de agosto de 2016, no 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3° GAC AP), ocorreu a solenidade cívico-militar de recepção ao Fogo Simbólico da Pátria na “Capital dos Blindados”, que marcou o início das comemorações da Semana da Pátria em Santa Maria.

A atividade teve a participação de integrantes da Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas para o município de Santa Maria e grupamentos representativos do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar, do Colégio Militar de Santa Maria e do Colégio Tiradentes, que recepcionaram os servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que, por solicitação da Liga de Defesa Nacional – Seção Rio Grande do Sul, conduziram a chama até o “Coração do Rio Grande”.

Coube ao Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão José Carlos Cardoso, que presidiu a solenidade, acompanhado de representantes das instituições homenageadas, durante a Semana da Pátria deste ano, proceder ao acendimento do Fogo Simbólico da Pátria na pira colocada junto ao Mausoléu Mallet, onde permanecerá sob a guarda do 3° GAC AP, até a manhã de 1° de setembro, quando será levado para o local de abertura da Semana da Pátria, no centro da cidade.

O 3° GAC AP foi escolhido como o homenageado institucional, na oportunidade em que transcorrem os 150 anos de participação da Batalha de Tuiuti.

Chegada do Fogo em São Borja

São Borja (RS)

No dia 16 de agosto, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec) participou da chegada do Fogo Simbólico da Pátria no município de São Borja (RS). Atletas do Regimento e da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada conduziram a Centelha do Fogo até o interior do aquartelamento, onde ficará até a abertura oficial da Semana da Pátria, em 1º de setembro.

Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas recebe Fogo em Cruz Alta

Cruz Alta (RS)

A Centelha do Fogo Simbólico da Pátria foi recebida pela Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) por intermédio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Alto Jacuí, no dia 16 de agosto. A chama permanecerá na EASA até o dia 1º de setembro, quando será conduzida para a Praça General Firmino, em Cruz Alta, por ocasião da abertura das comemorações alusivas à Semana da Pátria.

Fotos: Sd Umpierre (Cia Cmdo 3ª DE), 1º Ten Pinto Lopes (2º RC Mec) e EASA

(CCOMSEX/ FM)

Share

One thought on “Fogo Simbólico da Pátria percorre o Rio Grande do Sul

  1. Sou da prefeitura municipal de porto lucena. Gostaria de saber que combustivel uso para manter o fogo simbolico. Tem uma recomendaçao de misturar querosena com alcool. Poderiam me responder qual a porcentagem de cada um.
    Na certeza de contar com o apoio de voces reitero os protestos de apreço e consideraçao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *