Força Aérea Brasileira celebra 148º aniversário de Santos Dumont

Força Aérea Brasileira celebra 148º aniversário de Santos Dumont

Sob a moldura do céu azul de Brasília, a Força Aérea Brasileira comemorou, nesta terça-feira (20), o 148º aniversário de Santos Dumont, o patrono da Aeronáutica brasileira. A solenidade, na Ala 1, em Brasília, foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, que acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

1626818927436.jpg

Para marcar a data, 195 personalidades civis e militares foram agraciadas com a medalha “Mérito Santos Dumont”. Entre os homenageados, o Ministro Braga Netto recebeu a condecoração. Ao parabenizar os homenageados, ele destacou a trajetória e a contribuição do “Pai da Aviação” na revolução dos transportes no mundo. “Essa comenda representa, de forma simbólica, a criação de laços de comprometimento pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Aeronáutica e à Defesa Nacional”, ressaltou.

1626818927428.jpg

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, enfatizou que o homenageado foi visionário mesmo em tempos desafiadores. Ao falar sobre a atuação dos militares, considerou: “Em nossas asas, 70 mil homens e mulheres de azul cumprem a missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de km² sob nossa responsabilidade”. E finalizou: “Sintam-se honrados em receber essa comenda, pois ela representa o mais puro exemplo do pioneirismo e do idealismo de Santos Dumont”.

1626818927438.jpg

Também prestigiaram a cerimônia militar o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, o Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva, entre outras autoridades.

Medalha Mérito Santos Dumont

Criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-BIS, a comenda é um reconhecimento aos militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram no exercício da profissão; aos militares das Forças Armadas nacionais ou estrangeiras, credores dessa homenagem; e aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que prestaram relevantes serviços à Aeronáutica.

1626818927434.jpg

Por Rayane Bueno
Fotos: Alexandre Manfrim

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *