Força Aérea Brasileira convoca atletas de alto rendimento

Força Aérea Brasileira convoca atletas de alto rendimento

Brasília, 25/04/2016 – A Força Aérea Brasileira (FAB) está convocando atletas voluntários que queiram integrar o serviço militar temporário. O objetivo é incorporar atletas de alto rendimento na graduação de terceiro sargentos para representar a FAB em torneios desportivos nacionais e internacionais.

O edital oferece 34 vagas nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, canoagem, ginástica artística, golfe, handebol, natação, paraquedismo, taekwondo, tiro com arco e vôlei de praia.

Atleta da FAB, Bernardo Oliveira, medalhista na modalidade tiro com arco, no Pan de Toronto. Foto: arquivo MD
Atleta da FAB, Bernardo Oliveira, medalhista na modalidade tiro com arco, no Pan de Toronto. Foto: arquivo MD

O atleta interessado deverá entregar o Requerimento de Inscrição e os documentos necessários à avaliação curricular (com os devidos comprovantes expedidos pelas Confederações e/ou Federações da respectiva modalidade) na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), localizada no Rio de Janeiro, pessoalmente ou por meio de procurador. As inscrições vão até o próximo dia 29 de abril.

Requisitos

Para integrar o Programa de Atletas de Alto Rendimento, o atleta deve possuir o ensino médio completo e alto desempenho em uma das modalidades esportivas publicadas no edital.

A seleção acontece em seis fases: inscrição, avaliação curricular, concentração inicial, inspeção de saúde inicial (INSPSAU), concentração final e habilitação à incorporação.

O edital de convocação está disponível no site www.qsconatleta2016.aer.mil.br .

Programa de Alto Rendimento

O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) é uma parceria dos ministérios da Defesa e do Esporte e tem o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível.

Os esportistas têm à disposição todos os benefícios da carreira militar, como salários, plano de saúde, férias e assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para treinamento. Os atletas também são beneficiados pelas bolsas Pódio e das categorias Olímpica, Internacional e Nacional do Ministério do Esporte.

O sargento da FAB Bernardo Oliveira é um dos atletas que integra o Programa de Alto Rendimento. Foto: World Archery
O sargento da FAB Bernardo Oliveira é um dos atletas que integra o Programa de Alto Rendimento. Foto: World Archery

Atualmente, integram o PAAR 670 atletas, sendo 594 militares temporários e 76 de carreira. O programa inclui 26 modalidades olímpicas (atletismo, badminton, basquete, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, golfe, handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, lutas associadas, maratona, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia), três modalidades não olímpicas (cross country, lifesaving e futebol de areia) e cinco modalidades tipicamente militares (orientação, paraquedismo, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar e pentatlo naval).

Serviço:
Seleção de Atletas de Alto Rendimento
Data: de 25 a 29 de abril, das 8 h às 12 h e das 13 h às 16h
Local: CDA – Av. Marechal Fontenelle, 1200 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro (RJ)

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *