Força Aérea Brasileira realiza formatura de mais de 800 novos soldados

Força Aérea Brasileira realiza formatura de mais de 800 novos soldados

Organizações Militares (OMs) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram, no dia 31 de julho, a Cerimônia Militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional e a Conclusão do Curso de Formação de Soldados. Mais de 800 novos soldados foram formados e, a partir de agora, estão à disposição da Força para servir ao Brasil. Todas as solenidades seguiram os protocolos de segurança em combate à COVID-19.

Ala 11 forma 238 recrutas

Os 238 recrutas, instruídos pelo Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL), no Rio de Janeiro (RJ), desfilaram em cerimônia militar no pátio de formatura da Ala 11 – Base Aérea do Galeão. E os 149 novos soldados do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GDS-RJ), desfilaram no pátio de formatura do Complexo Santos Dumont. O curso de formação teve início em março e teve duração de 21 semanas. As duas cerimônias contaram com a presença do Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto e do Comandante Interino da Ala 11, Coronel Aviador Regis Augusto de Azevedo Peroba.

Academia da Força Aérea (AFA)

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), reuniu os recrutas da Turma Kratos para a solenidade de compromisso à Bandeira Nacional. A cerimônia aconteceu no pátio do Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD-YS) e foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro. O Comandante do Grupamento de novos soldados, Tenente Infante Adriano Nunes Flores, comentou sobre a formação dos novos soldados. “Durante o período de formação tomamos todos os cuidados relativos à prevenção ao contágio pela COVID-19. E, mesmo com essa adversidade, oferecemos instruções de alto nível”, disse.

Solenidade na Ala 1 

Com o objetivo de formar novos soldados para o cumprimento do serviço militar obrigatório na Força Aérea Brasileira, o Curso de Formação de Soldados da Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF), teve duração de 127 dias. A formação da primeira turma de 2020 foi composta de instruções de Conduta Social, Segurança de Voo e do Trabalho, Higiene e Primeiros Socorros, Ética Profissional Militar, Legislação Militar, Defesa Pessoal, Ordem Unida, Armamento, Segurança das Instalações, Contra Incêndio, dentre outras. A solenidade, realizada no pátio do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília (GSD-BR), contou com a presença de 183 militares da Turma Jambock. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha. “A partir de agora, o cenário muda, no lugar de serem recrutas, em fase de formação, os senhores passam a assumir uma série de responsabilidades e passam a integrar o seleto grupo de militares cuja missão, à luz da Doutrina Básica da Força Aérea, está voltada para as ações de Autodefesa de Superfície, Polícia de Aeronáutica e Seguranças das Instalações”, destacou o Oficial-General.

Cerimônia na Ala 5 

O compromisso à Bandeira Nacional dos recrutas da primeira turma do ano de 2020 da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande (GUARNAE-CG), aconteceu em cerimônia presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, e contou com a presença do antigo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro Máximo Ballatore Holand. Para o atual Comandante, “o compromisso firmado representa a aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares, manifestação da firme disposição de bem cumprí-los”, frisou.

Formatura na Ala 7

Na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da OM, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho. Para o Oficial, durante a formação, os novos militares foram preparados para exercerem diversas funções dentro das Organizações Militares da Aeronáutica. “Tiveram a oportunidade de receber instruções no campo geral e militar para assegurar uma formação moral, propiciando desenvolvimento de aptidões físicas e estimular o espírito de corpo dos novos soldados”, declarou o Comandante, ao parabenizar os novos soldados.

Formatura na Ala 12 

Trinta e sete soldados celebraram a formatura no Hangar do Zeppelin, na Ala 12 – Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ).  A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes e também teve a presença de um efetivo mínimo de militares, em cumprimento aos protocolos exigidos pela Organização Mundial de Saúde quanto ao distanciamento social em razão da COVID-19. O Comandante da Ala parabenizou a todos os formandos e ressaltou a importância da formação militar: “Busquem ser, diuturnamente, a melhor turma que já foi formada na Força Aérea Brasileira, sobretudo, nessas construções históricas da Guarnição Aeronáutica de Santa Cruz. Desejo a todos muitas felicidades!”, finalizou.

BASP incorpora 150 soldados

A solenidade na Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) formou 150 novos soldados. O Comandante da Base Aérea de São Paulo (BASP), Coronel Aviador Jailson Oliveira da Silva, reconheceu o esforço dos novos militares, diante do novo cenário de 2020 com os cuidados e mudanças decorrentes do enfrentamento ao novo Coronavírus. “Todo esforço tem sua consequência. A caminhada foi árdua e exigiu muito de cada um de vocês para torná-los capazes de realizar as diversas missões que estão por vir. Que vossa conduta contribua para que a Força Aérea Brasileira contiue mantendo a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria”, falou.

BAFZ

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) também realizou a formatura de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD). Ao todo, 15 novos militares passam a integrar a Força Aérea Brasileira.

CIAAR forma 50 novos soldados 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), formou  50 recrutas da 1ª turma do Curso de Formação de Soldados de 2020, Turma Lobos. Durante o curso de formação, destacaram-se o recruta João Igor Silva, 1º colocado da turma e o recruta Lucas de Abreu Batista, soldado que foi destaque militar, eleito pelos instrutores e companheiros como o recruta-padrão, pela sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo demonstrados durante todo o curso.

BAFL transmite cerimônia via internet

A solenidade de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da primeira turma de 2020 – Turma Pégaso – da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) aconteceu no hangar operacional e foi presidida pelo Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Felzcky. Por conta das restrições da pandemia da COVID-19, a cerimônia foi transmitida via internet para que os familiares dos formandos tivessem a oportunidade de acompanhar.

“Tenho certeza de que entregamos à sociedade não somente combatentes, mas cidadãos brasileiros forjados em uma instituição onde os valores morais e éticos, conjugados com disciplina e hierarquia continuam nos balizando para a construção de um Brasil melhor”, declarou o Comandante.

Colaboradores: Tenente Heitor/Ala 7; Tenente Inforzatto/AFA; Tenente Mayara/Ala 11; Sargento Camila Macedo/Ala 12; Tenente Kramer/BASP; Sargento Marcio/BAFZ; Tenente Lorena/CIAAR; Suboficial Seelig/BAFL; Tenente Taciana/Ala 1; Tenente Barbieri/Ala 5

Fotos: Tenente Xavier/Ala 1; Sargento Neves/Ala 7; Soldado Vaz/AFA; Sargento W. Souza/Ala 11; Sargento Neubar/Ala 12; Soldado Zancanaro/BASP; Suboficial Magda/BAFZ; Soldado Talisson/CIAAR; Sargento Balderramas/BAFL; Soldado Anselmo/Ala 1; Soldado Azuaga/Ala 5

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *