Força Aeronaval participa da Operação Formosa 2017

Entre os dias 04 e 14 de outubro, a Força Aeronaval se fez presente na Operação Formosa – 2017, por meio da participação do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) e do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2). Essa Operação, realizada no Centro de Instrução de Formosa (CIF), no estado de Goiás, envolveu aproximadamente 1.700 militares da Marinha do Brasil e veio coroar um intenso e árduo período de adestramentos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Aeronave em missão em Formosa (GO)

A participação do EsqdHU-1 na citada Operação se deu por meio do emprego da aeronave UH-12 (N-7084), armada com quatro metralhadoras axiais FN-Herstal MAG 7,62mm, que foi utilizada em exercícios e demonstração operativa, executando voos e tiro real em Apoio Aéreo Aproximado à tropa em terra. O Águia 84 também realizou combate a incêndio com o dispositivo bambi bucket, além de ter ficado em condições de realizar Evacuação Aeromédica (EVAM).

Já a participação do EsqdHU-2  foi por meio da aeronave UH-14 (N-7073), a qual permaneceu em alerta para EVAM e para combate a incêndio, além de ter realizado voos de reconhecimento dos Locais de Pouso de Helicóptero (LPH), voos de demonstração operativa com infiltração de tropa de operações especiais por fast rope e por Salto Livre Operacional (SLOP), e, também, voos de transporte de carga externa (suprimentos) em apoio ao Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais. Por fim, durante o Tema Tático, o Pégasus 73, escoltado pelo Águia 84, apoiou a retração de um Grupo de Comandos Anfíbios (GruCAnf), retirando-os do LPH próximo ao Objetivo e transportando-os até a Base de Operações Aéreas (BOA).

A participação dos meios aeronavais nessa Operação se reveste de grande importância, pois permite o estreitamento de laços entre as unidades aéreas e o CFN, especialmente com o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea, além de permitir o aprimoramento de procedimentos e a evolução da doutrina de emprego do binômio aeronave-tropa.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>