Rio de Janeiro – No período de 6 a 8 de abril, a Força de Pacificação Maré conduziu o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), destinados à 22 alunos do curso de jornalismo do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
Foram ministradas palestras e realizadas diversas instruções para os estagiários com oficinas de primeiros socorros, procedimentos de segurança na cobertura das operações militares, progressão em área de risco, empregos de viaturas blindadas e acompanhamento de uma Ação Cívico Social da F Pac, em parceria com o Tribunal de Justiça do do Estado do Rio de Janeiro, o Departamento de Trânsito (DETRAN), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) e as Secretarias Municipais de Saúde e de Ação Social.
O ECAM proporcionou conhecimentos específicos sobre as Forças Armadas; as Operações de Garantia da Lei e da Ordem, em particular a Operação São Francisco, que trata do emprego da tropa federal no processo de pacificação do Complexo da Maré; e sobre as especificidades da atividade jornalística relacionadas aos assuntos militares. O objetivo do estágio foi estreitar o relacionamento entre universitários e os militares da F Pac.
(CCOMSEX/ FM)