Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Força Expedicionária Brasileira comemora 72 anos da tomada de Monte Castelo

Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram homenageados, em todo Brasil, na terça-feira (21), pelo aniversário de 72 anos da tomada de Monte Castelo, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial (GM).

Os pracinhas desfilaram ao som da Canção do Expedicionário
Os pracinhas desfilaram ao som da Canção do Expedicionário

A cerimônia, em Brasília (DF) foi realizada pelo Exército Brasileiro, no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), e relembrou a data de 21 de fevereiro de 1945, quando a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária composta por 25 mil brasileiros, atacaram e conquistaram a principal posição defensiva alemã no norte da Itália, abrindo o caminho para as próximas vitórias das tropas brasileiras contra os nazistas na Europa.

Representando os ex-combatentes, estiveram na cerimônia o coronel Nestor da Silva, o capitão Severino Francisco de Oliveira e o tenente Vasco Duarte de Oliveira.

A cerimônia iniciou-se com a imposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, realizada pelo coronel Nestor, ao capitão médico Sergio Batista Fernandes, pelos relevantes serviços prestados em apoio aos ex-combatentes.

A medalha homenageia pessoas que tenham prestado relevantes serviços à FEB
A medalha homenageia pessoas que tenham prestado relevantes serviços à FEB

Em seguida, o coronel Nestor dedicou a solenidade ao Marechal Mascarenhas de Moraes, comandante das Forças Brasileiras no Teatro de Operações da Itália e a todos os militares brasileiros mortos naquele combate. “Feliz é a pátria que nos momentos mais difíceis conta com filhos bravos e dispostos a defendê-la e honra-la na guerra ou na paz” disse o coronel.

Logo após, os pracinhas desfilaram, em viaturas históricas, ao som da Canção do Expedicionário, em continência ao Comandante Militar do Planalto, general Luiz Carlos Pereira Gomes, que presidiu a cerimônia.  Os ex-combatentes foram aplaudidos por autoridades civis e militares e convidados, que demonstraram a gratidão do País a todos que integraram a FEB.

Viaturas históricas desfilaram ao final da cerimônia
Viaturas históricas desfilaram ao final da cerimônia

Na sequência, o desfile militar contou com a participação das tropas a pé, motorizadas e hipomóveis, com destaque para militares utilizando uniformes e viaturas históricas, em referência as tropas na 2ª GM.

Fotos: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *