Força Interina das Nações Unidas no Líbano comemora o “Dia Internacional dos Mantenedores da Paz”

Força Interina das Nações Unidas no Líbano comemora o “Dia Internacional dos Mantenedores da Paz”

No dia 29 de maio, na sede do Quartel General da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil), em Naqoura, no Líbano, foi realizada a cerimônia em comemoração ao “Dia Internacional dos Mantenedores da Paz”, homenageando mais de um milhão de homens e mulheres que, com sacrifício e abnegação ao serviço, trabalharam sob a bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU), nos últimos 70 anos.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares da sociedade libanesa e de diversos países, sendo o Brasil representado pelo Comandante da Força-Tarefa Marítima (FTM), Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez e pelos militares do Contingente Brasileiro em Naqoura.

A comemoração teve início com uma cerimônia militar, composta por representação dos 41 países atualmente integrando a missão de paz da ONU, no Líbano, onde o Head of Mission/Force Commander, General de Divisão Michael Beary, enfatizou a importância em homenagear aqueles que fizeram o sacrifício final, em prol da paz e da segurança mundial. O general destacou também a relevância de um permanente cessar-fogo, entre as Forças Armadas Libanesas e as Forças de Defesa de Israel, bem como a necessidade da busca por uma solução política para uma paz duradoura.

O Brasil faz parte da Unifil desde 2011 quando passou a integrar e a comandar a FTM da Unifil, atualmente composta por 761 militares e seis navios, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Turquia e, como Flag Ship (Navio Capitânia) da FTM, a Fragata “Independência” da Marinha do Brasil.

O Pavilhão Nacional conduzido pelo Capitão de Corveta Júlio, militar do Contingente Brasileiro em Naqoura

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *