Forças Armadas: a missão continua no combate ao novo coronavírus

As ações por todo o Brasil de enfrentamento à COVID-19 não param. O Comando Conjunto Amazônia, por intermédio da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou, a bordo de um C-130 Hércules, duas toneladas de materiais de saúde, de São Paulo (SP) para Macapá (AP), dentre eles: máscaras, aventais, respiradores e testes rápidos. Uma outra aeronave, KC-390 Millennium, decolou também de Guarulhos transportando 8,4 mil unidades de álcool em gel com destino a Manaus (AM).

esta imagem não possui descrição

No âmbito do Comando Conjunto Sudeste, militares do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea transportaram materiais de Organizações Militares da Baixada Santista para o munícipio de Peruíbe (SP), onde serão utilizados para equipar um hospital de campanha. No Sul do País, militares transportaram, entre os municípios gaúchos de São Borga e Santiago, cestas básicas.

esta imagem não possui descrição

Em outro ponto do País, durante abordagens às embarcações, militares da Agência Fluvial de Cáceres, subordinada à Capitania Fluvial de Mato Grosso, aproveitam as inspeções navais para orientar a população sobre a prevenção ao novo coronavírus. Já os militares do 5º Batalhão de Infantaria de Selva esclarecerem moradores de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, durante operação em um posto de triagem. Ações de prevenção também foram realizadas por militares do Comando de Fronteira Rio Negro nas Comunidades indígenas Balaio e Yanomami, na mesma localidade.

esta imagem não possui descrição

Higienização

Por todo o Brasil, continuam as ações de descontaminação de áreas públicas e organizações militares. O Comando Conjunto Norte descontaminou a sede do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Pará. Na capital paraense, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva higienizou as paradas de ônibus e, em parceria com integrantes da Cruz Vermelha, distribuiu sabonetes e panfletos contendo orientações contra a COVID-19.

Doação de sangue

Em São Paulo, no município de Jundiaí, 70 militares do 12º Grupo de Artilharia de Campanha doaram sangue para a Associação Beneficente de Coleta de Sangue. Outros 122 militares do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e do Colégio Militar de São Paulo doaram em benefício da Fundação Pró-Sangue. Já integrantes do Tiro de Guerra de Botucatu, no mesmo Estado, contribuíram com o estoque de sangue do Hemocentro da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas do município.

Controle sanitário

A região da fronteira sul contou com a presença do 6° Grupo de Artilharia de Campanha, do 9° Batalhão de Infantaria Motorizado e da 13ª Companhia de Comunicações em Chuí, no Rio Grande do Sul, em ações de controle sanitário em parceria com a Receita Federal e a Policia Federal. O Comando Conjunto Oeste realizou a mesma atividade, por meio do 17º Batalhão de Fronteira, no Posto Fiscal do Lampião Aceso, na BR-262 próximo a Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Atividade similar foi repetida em municípios capixabas, onde militares atuaram em diversas barreiras de controle sanitário. As ações envolveram o 38º Batalhão de Infantaria, em parceria com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, as Polícias Militar e Rodoviária Federal, além dos agentes de saúde do Espírito Santo.

esta imagem não possui descrição

Em homenagem aos profissionais que atuam no Hospital Belo Horizonte, na capital mineira, a Banda de Música da 4ª Região Militar fez apresentação em frete à unidade de saúde.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Por Ten Helena, com informações dos Comandos Conjuntos

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>