Forças Armadas apoiam vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Brasília (DF) – Cerca de 250 militares da Marinha e do Exército vêm atuando desde a quinta-feira (8), no apoio as vítimas das chuvas e vendavais nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O apoio emergencial é coordenado pelo Ministério da Defesa em trabalho conjunto com o Ministério da Integração Nacional.

A FAB firmou parceria com a ONG Novo Jeito para levar donativos aos municípios em Pernambuco

A FAB firmou parceria com a ONG Novo Jeito para levar donativos aos municípios em Pernambuco

O emprego das tropas ocorre nos municípios gaúchos de Uruguaiana, Itaqui e São Borja, e na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. Além dos militares, as Forças estão utilizando cerca de 32 viaturas e duas embarcações para remoção de pessoas e transporte de bens, nos casos das localidades afetadas pelas inundações, e auxiliando na reposição de telhas e encaminhamento para abrigos, em função do vendaval na região catarinense.

Até o momento, foram retiradas cerca de 1.600 pessoas das áreas de risco. A assistência humanitária às famílias afetadas pelas fortes chuvas deverá continuar até a normalização da situação.

Pernambuco

A Força Aérea Brasileira, por meio da ALA 15 (Base Aérea do Recife – BARF), também firmou parceria com a ONG Novo Jeito para levar donativos aos municípios que sofrem com as enchentes em Pernambuco. Os militares estão auxiliando com mão-de-obra, fazendo a triagem das doações, separando o material e ajudando a carregar os caminhões.

Já foram transportados aos municípios atingidos mais de 200 toneladas de alimentos, roupas e água, que foram arrecadados pela doação de empresários, igrejas, órgãos públicos e sociedade.

Maria Clara Silva nasceu no Hospital de Campanha do Exército

Maria Clara Silva nasceu no Hospital de Campanha do Exército

O Exército também instalou um Hospital de Campanha, em Rio Formoso (PE), em apoio às vítimas de enchentes na região. Em apenas uma semana, já foram realizados mais de mil atendimentos, incluindo o nascimento de uma criança.

As chuvas têm castigado Pernambuco desde o fim de maio e já deixaram mais de 55 mil pessoas desabrigadas. Foi decretado situação de emergência em 24 municípios do estado. Desde o início do mês cidades vêm recebendo ajuda das Forças Armadas, convocadas pelo Ministério da Defesa.

Foto 1: divulgação/FAB

Foto 2: Divulgação Exército Brasileiro

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>