Forças Armadas convocam reservistas para atualização de cadastro

Forças Armadas convocam reservistas para atualização de cadastro

Brasília, 17/12/2015 – Os reservistas que serviram à Marinha,Exército ou Aeronáutica nos últimos cinco anos devem atualizar seus dados cadastrais junto às Forças Armadas. O prazo para a atualização pela internet vai até o dia 31 de janeiro. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), realizado anualmente para manter os dados de integrantes da reserva sempre atualizados e avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização Militar.

O prazo para a atualização dos dados pela internet vai até o dia 31 de janeiro
O prazo para a atualização dos dados pela internet vai até o dia 31 de janeiro

Para fazer a atualização, os ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Já os reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Quem não participou da atualização em períodos anteriores poderá fazer o EXAR apenas em quartéis, mediante pagamento de multa.

EXAR 

O Exercício de Apresentação da Reserva envolve a atualização de dados pessoais como endereço, telefone, grau de escolaridade e formação. O procedimento é obrigatório para todos os oficiais e praças da reserva não remunerada, assim como para os oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente e para os oficiais e praças temporários licenciados. Portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em “situação especial” e reservistas de primeira e segunda categorias também devem ficar em dia com suas obrigações militares.

Dia do Reservista

Nessa quarta-feira (16), foi comemorado no Brasil o Dia do Reservista. A data é uma referência ao nascimento do poeta Olavo Bilac. Nos anos de 1915 e 1916, Bilac foi o grande defensor do Serviço Militar, ao montar uma campanha nacional para divulgar os valores morais e cívicos para a juventude brasileira, escrevendo poemas, discursos e a letra do Hino à Bandeira.

Foto: Jorge Cardoso/ Arquivo MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *