Forças Armadas levam alento à população durante distanciamento social

Forças Armadas levam alento à população durante distanciamento social

Com a prática do distanciamento social, diversos artistas têm transmitido apresentações musicais por meio das redes sociais, buscando levar entretenimento e ter contato com o público, que permanece o máximo possível em suas residências. No âmbito do Ministério da Defesa, bandas de música das Forças Armadas também buscam levar alento à sociedade brasileira por meio do entretenimento, principalmente em unidades de saúde que recebem pacientes com casos suspeitos ou confirmados da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19).

esta imagem não possui descrição

No Hospital Geral do Exército no Rio de Janeiro (HGERJ), a Banda de Música da Primeira Divisão de Exército (1ª DE) leva música de segunda a sábado aos profissionais da linha de frente e pacientes internados ou com suspeita da COVID-19. Para evitar aglomerações, a apresentação é realizada por dois integrantes da banda desde 6 de abril, que entoam canções ao som de saxofone e trompete durante duas horas diárias. A 1ª DE está subordinada ao Comando Conjunto Leste.

esta imagem não possui descrição

Em 07 de abril, a Banda de Música do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), sediada em Maceió (AL) e subordinada ao Comando Conjunto Nordeste, realizou apresentação em frente ao Hospital Veredas, localizado na capital alagoana. Na mesma semana, a banda também percorreu o bairro da Pitanguinha, entoando clássicos da música brasileira em seu repertório.

esta imagem não possui descrição

Pela internet, a Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2° BPE), sediada em Osasco (SP), desenvolveu a série “Música de Câmara” em tempos de quarentena. O último vídeo publicado pelo projeto foi a execução do “Dobrado 220”, composto pelo músico baiano Antônio Manoel do Espírito Santo. O arranjo é do Sargento Músico Rafael da Silva Fonte.

Em suas redes sociais, a Banda de Música da Academia da Força Aérea (AFA) também se adaptou ao momento para levar música à população. Distribuídos por diversos pontos da Organização Militar, os músicos entoaram o Hino dos Aviadores, letra do Capitão Armando Serra de Menezes e arranjo do Tenente João Nascimento.

esta imagem não possui descrição

Leitura

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, e a Academia Brasileira de Letras (ABL) realizaram uma entrega de livros na praça Pintor Pedro Bruno, em Paquetá, no Rio de Janeiro (RJ). A doação foi endereçada aos alunos da Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo e ocorreu em paralelo à ação de desinfecção da Estação das Barcas em Paquetá. Foram doados 25 títulos de diversos gêneros.

esta imagem não possui descrição

 Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para que avaliem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade, a solicitação poderá ser encaminhada ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse o hotsite da Operação COVID-19.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Por Tenente Felipe Bueno

Fotos: Exército Brasileiro e Marinha do Brasil

(MD ASCOM/FM

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *