Fragata “Constituição” completa 3.000 dias de mar

No dia 10 de julho, durante a travessia entre Las Palmas (Espanha) e Fortaleza (CE), após participar das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, em Brest (França), a Fragata “Constituição” completou 3.000 dias de mar.

Tripulação representa no hangar os 3.000 dias de mar da “Constituição”

Tripulação representa no hangar os 3.000 dias de mar da “Constituição”

Terceira unidade da Marinha a receber este nome, a “Constituição”, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve sua quilha batida em 1° de março de 1974, seu lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e no dia 31 de março de 1978 foi incorporada à Marinha do Brasil.

Fragata “Constituição” durante a Comissão “Bogatun-2016”

Fragata “Constituição” durante a Comissão “Bogatun-2016”

Em 06 de abril de 1978, suspendeu do cais do Ocean Terminal, em Southampton (Reino Unido), para o seu primeiro dia de mar com o pavilhão nacional arvorado, tendo percorrido em seu primeiro termo de viagem 2.244,2 milhas náuticas, em oito dias de mar.

Fragata “Constituição” durante a Comissão “Líbano-III”

Fragata “Constituição” durante a Comissão “Líbano-III”

Em 10 de janeiro de 1979, iniciou a travessia de Southampton para o Rio de Janeiro, trazendo consigo 136 militares e um “urso” (presente recebido em sua despedida) que representa até os dias de hoje o espírito aguerrido do navio e que, diariamente, é provado e renovado por sua tripulação.

Fragata “Constituição” durante a Comissão Bogatun-2008

Fragata “Constituição” durante a Comissão Bogatun-2008

Ao longo desses 39 anos de existência, a Fragata realizou inúmeras comissões com navios da Esquadra, Forças Distritais e Marinhas amigas, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal, com destaque para a Busca e Salvamento do Voo AF-447, “Líbano-III” e “Líbano-VI” em que foi o capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), “Unitas Gold” e “Fraterno/Bogatun-Exponaval 2016”. “Ao elo que nos une, ao Urso”.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>