Fragata “Constituição” completa 40 anos de incorporação à Marinha do Brasil

No dia 31 de março, a Fragata “Constituição” completou seu 40º aniversário de incorporação à Marinha do Brasil (MB). Para celebrar a data, o navio realizou uma cerimônia militar a bordo, no dia 4 de abril, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, ex-tripulante do navio. O evento contou com a presença de oficiais e praças, integrantes de antigas tripulações.

A Fragata “Constituição”, terceira unidade da Marinha a receber este nome, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve a quilha batida em 1° de março de 1974, o lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e, no dia 31 de março de 1978, foi incorporada oficialmente à MB. Atualmente, a F42 possui a expressiva marca de 3.024,5 dias de mar e 274.224,0 milhas náuticas navegadas.

Ao longo dos 40 anos de existência, o “Urso”, apelido como carinhosamente o navio é conhecido e invocado, realizou inúmeras comissões, entre as quais se destacam: Unitas Gold (em 2009); Operação de Busca e Salvamento (SAR) do Voo Air France-447 (em 2009); Líbano-III (em 2012/2013) e Líbano-VI (em 2014/2015), como Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), sendo esta última a maior comissão já realizada por um navio da MB sob a égide da Organização das Nações Unidas, quando operou por 11 meses afastado de sua sede; e comemorações alusivas ao Centenário da Primeira Guerra Mundial, na França (em 2017).

Em julho de 2017, a “Constituição” foi a primeira Fragata da Classe Niterói a completar a expressiva marca de três mil dias de mar e, atualmente, vem sendo submetida a um processo de Análise de Integridade Estrutural (AIE), a fim de verificar a possibilidade de extensão de sua vida útil em mais 15 anos.

Oficiais-Generais e ex-tripulantes do navio na proa da Fragata “Constituição”

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>