Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Futuro cargueiro da FAB realiza primeiro procedimento de REVO em caas

A primeira misso de reabastecimento em voo do futuro cargueiro da Fora Area Brasileira (FAB), o KC-390, foi realizada com sucesso. Desde o dia 1 de fevereiro a quarta-feira (22), militares da FAB e profissionais da Embraer trabalharam juntos em mais uma campanha de ensaios em voo, dessa vez para teste do WARP, sigla em ingls paraWing Air Refuelling Pod. O equipamento fica localizado abaixo das asas do cargueiro e responsvel pelo funcionamento da mangueira de reabastecimento, que tem 30m de comprimento. Como receivers, foram utilizados caas F-5M.

CARGUEIRO 1

Embora, dessa vez, o contato tenha sido em seco, ou seja, sem efetiva transferncia de combustvel, todos os demais procedimentos envolvidos no REVO foram efetivados. Raphael Leme, lder da engenharia de ensaios em voo do KC-390, explica que esse um teste importante, j que se trata doprimeiro tanker produzido pela Embraer. Estamos trabalhando com o fator novidade, afirma. Ele explica, ainda, que o principal aspecto a ser testado a capacidade do software do WARP de tensionar a mangueira: ela no pode formar ondas, tampouco se pode permitir aquilo que se chama de mangueira morta, quando no h sustentao.

CARGUEIRO 2

Outro desafio enfrentado nesse ensaio que, quando h duas aeronaves em contato, preciso encontrar parmetros comuns para se montar o perfil de voo. Nos ensaios, os voos so realizados no chamado envelope da aeronave, ou seja, dentro das condies mais crticas do avio no que se refere velocidade e altitude mnimas e mximas. Como o F-5M e o KC-390 possuem envelopes diferentes, preciso encontrar um terceiro envelope, fruto das intersees entre as duas aeronaves, para realizar o reabastecimento, explica o Tenente-Coronel Fernando Benitez Leal, gerente tcnico do programa KC-X.

O Major Kildary Sena, piloto de ensaios que comandou um F-5M durante um dos voos de REVO, explicaalgumas especificidades da nova aeronave, como acapacidade de reabastecer e de ser reabastecido e tambm de reabastecer helicpteros.Outros aspectos que fazem diferena so o sistema de pilotagemfly-by-wiree o motor turbofan como aqueles usados na aviao comercial, afirma. Eles fazem com que o avio tenha mais estabilidade e o ar saia menos turbulento para as aeronaves que estoatrs, ainda que em uma velocidade mais alta.

Prximos passos

O cronograma de trmino da campanha de ensaios do KC-390 vai at final de 2018. Atualmente, h dois prottipos realizando testes em voo, em paralelo, e um terceiro est em fase de finalizao de montagem. Ao todo, sero mais de 2 mil horas de voo para realizao dos testes de desenvolvimento e certificao.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *