Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Futuros pilotos de combate da FAB participam do Exercício Especializex

No período de 19 a 29 de novembro, os 76 estagiários do Programa de Especialização Operacional 2021 (PESOP) participaram do Exercício Técnico Especializex na Ala 10, em Parnamirim (RN). A atividade é a última etapa do currículo dos pilotos de combate que estão em formação no PESOP e envolveu diversas Unidades da FAB.

O Exercício visa promover o primeiro contato dos militares com o planejamento de missões compostas no cenário de combate, além da simulação de situações em que os pilotos venham a ser abatidos em voo, em território inimigo, e tenham que realizar ações de sobrevivência até serem resgatados por força-tarefa amiga.

Os militares receberam instruções teóricas de planejamento de missões, patrulha, táticas de defesa antiaérea, técnicas de evasão e navegação terrestre e realizaram o Módulo de Evasão e Resgate em Combate (MERC) no estande de tiro aéreo, localizado em Maxaranguape (RN). Nessa atividade, os militares são infiltrados no terreno e colocam em prática o conhecimento adquirido para que possam ser resgatados pelo CSAR Team (Combat Search and Rescue Team – Equipe de Resgate em Combate) no ponto previamente estabelecido.

Segundo o Chefe da Célula de Doutrina da Ala 10, Major Aviador Átila Miranda Alves de Campos, após a realização da Especializex, os pilotos estão aptos para participar dos diversos exercícios operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) e já obtêm o conhecimento necessário para iniciarem a progressão operacional nos Esquadrões Aéreos aos quais serão designados”, disse o Oficial.

Durante a operação, foram empregadas as aeronaves H-50 Esquilo, do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV); o A-29 Super Tucano, do Esquadrão Joker (2º/5º GAV); o H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV); e o C-95 Bandeirante, do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV). Além do apoio de militares da Ala 10, também colaboraram a Base Aérea de Natal (BANT), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT), Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC), Ala 11, Ala 12, Academia da Força Aérea (AFA) e a Base Aérea de Campo Grande (BACG).

Fotos: Soldado J. Martins / BANT

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *