No período de 1º a 4 de outubro, 40 Fuzileiros Navais (FN) do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) foram empregados em apoio à realização das eleições em São Luiz (MA). A ação contribuiu para a regularidade do processo eleitoral, por meio do emprego das Forças Armadas.

A dificuldade de acesso a alguns municípios brasileiros e a necessidade para garantir a votação e a apuração das eleições, do dia 2 de outubro, fizeram com que o Tribunal Superior Eleitoral solicitasse o apoio das Forças Armadas para a realização do pleito.
Nesse período, os FN executaram as ações voltadas à Garantia da Lei e da Ordem e de apoio logístico ao pleito, em coordenação com os Tribunais Regionais Eleitorais, com os Juízes Eleitorais e com os órgãos de segurança pública federal e local durante a votação e a apuração das eleições.
O emprego da tropa de FN, nesse contexto, exige um grande esforço de comando e controle, sendo a disciplina e o comprometimento de cada soldado, valores indispensáveis para o sucesso desse tipo de missão.
(CSM/ FM)