Fuzileiros Navais encontram 114 armas brancas em pavilhão de Alcaçuz, RN

Fuzileiros Navais encontram 114 armas brancas em pavilhão de Alcaçuz, RN

Natal (RN) – Cento e quartorze armas brancas foram encontradas, nesta terça-feira (21), durante varredura nos Pavilhões 4, de Alcaçuz, e 5, do Presídio Estadual Rogério Madruga Coutinho. Este resultado chama a atenção das autoridades que participaram da quinta operação de varredura em presídios do estado do Rio Grande do Norte, determinada pelo presidente Michel Temer.

FUZILEIROS 1

“Pretendemos divulgar, mais adiante, um balanço dessas operações de varredura. São números que impressionam”, diz o ministro da Defesa, Raul Jungmann, ao explicar que cada operação tem uma logística de modo a não permitir que as tropas federais tenham contato com os detentos.

Durante a operação, os militares localizaram também dois aparelhos celulares, dois chips e 26 outros itens proibidos. Com a incursão no complexo de Alcaçuz, as Forças Armadas já vistoriaram, em quase um mês, nove unidades prisionais. As outras estão localizadas em Boa Vista (RR), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

A “Operação Varredura” teve continuidade na terça-feira (21). O Complexo Penitenciário de Alcaçuz foi a quinta unidade prisional a ser vistoriada no estado. Cerca de 500 integrantes dos Fuzileiros Navais foram mobilizados. Nas primeiras horas da manhã as edificações dos pavilhões estavam sendo devastados.

Com militares altamente qualificados, cães farejadores e equipamentos modernos de detecção de metal e raio-x, a “Operação Varredura” visa verificar a existência de materiais proibidos no interior das Unidades Prisionais, como armas, drogas, equipamentos de telefonia móvel e itens ilícitos.

Os fuzileiros ingressaram no Complexo Penitenciário após os agentes penitenciários retirarem os detentos da área inicial a ser vistoriada. Sendo realizado o rodízio para o complemento da missão.

Na área externa, outros militares da Marinha fizeram a contenção e o controle do acesso, contando com o apoio da Polícia Militar do RN. Foram também inspecionadas: a Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), a Penitenciária Agrícola Dr. Mario Negócio, a Cadeia Pública de Mossoró e a Cadeia Pública de Natal. A Operação ocorreu conforme foi planejada.

Foto: Divulgação/Marinha

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *