Gen Ajax assume, às vésperas das eleições haitianas, o comando do componente militar da MINUSTAH

Gen Ajax assume, às vésperas das eleições haitianas, o comando do componente militar da MINUSTAH

Porto Príncipe (Haiti) – No dia 13 de outubro ocorreu a assunção do Comando do Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). O General de Brigada Jorge Leiva Peña, do Exército do Chile, transmitiu o cargo ao General de Divisão Ajax Porto Pinheiro, do Exército Brasileiro, nomeado pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Sr Ban Ki-moon, no dia 1º de outubro.

MINUSTAH 1

A solenidade militar foi presidida pela Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Sra Sandra Honoré, e contou com a presença do Embaixador do Brasil no Haiti, Sr Fernando de Mello Vidal; do Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD), Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez; e do Secretário de Economia e Finanças do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol.

MINUSTAH 2

O General Ajax, 11° Force Commander brasileiro da Missão, terá como primeiro desafio liderar mais de 2.000 homens para contribuir com as Forças de Segurança haitianas e das Nações Unidas na garantia das Eleições Presidenciais no Haiti, que ocorrerão no dia 25 de outubro.

Conheça um pouco sobre o perfil militar do Gen Ajax

Nascido em 1956 e incorporado às fileiras do Exército em 15 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o General de Divisão Ajax Porto Pinheiro possui mais de 35 anos de experiência militar no âmbito nacional e internacional.

MINUSTAH 3

Ascendeu ao Generalato em 31 de março de 2010 e alcançou o atual posto em 31 de março de 2014. Como oficial-general, desempenhou ainda as funções de Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Diretor de Educação Superior Militar e de Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

MINUSTAH 4

Na área internacional, o novo Force Commander já comandou o Batalhão Brasileiro de Missão de Paz no Haiti (BRABAT) e serviu, também, como Observador Militar das Nações Unidas em El Salvador e no Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central.

MINUSTAH 6

Dentre suas condecorações, destacam-se a Ordem do Mérito Militar (Grau Comendador), a Ordem do Mérito Naval (Grau Comendador), a Ordem do Mérito da Defesa, a Medalha Militar com Passador de Ouro, a Medalha do Pacificador, a Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Prata e três Medalhas das Nações Unidas (ONUCA, ONUSAL e MINUSTAH).

Fotos: BRABAT

9CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *