Gen Villas Bôas é condecorado pelo Conselho Internacional do Desporto Militar

Gen Villas Bôas é condecorado pelo Conselho Internacional do Desporto Militar

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 07 de agosto, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, recebeu a Medalha Mérito Desportivo Militar. A homenagem ocorreu na Universidade da Força Aérea (Unifa), na cidade do Rio de Janeiro, durante uma cerimônia do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).

Gen Villas Boas e condecorado 1

“Essa medalha é um reconhecimento do trabalho que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica têm realizado em prol do esporte nacional”, afirmou o Comandante.

Gen Villas Boas e condecorado 2

Além do General Villas Bôas, também receberam a homenagem o Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacelar Ferreira; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna; o General de Exército João Camilo Pires de Campos; dentre outros. A condecoração foi entregue pelo próprio presidente do CISM, Coronel Abdul Hakeem Alshino.

Gen Villas Boas e condecorado 4

O evento também marcou a abertura do Clube CISM na Unifa, no Campo dos Afonsos, que abriga dirigentes e representantes de países participantes dos Jogos. A estrutura do Clube fornece hospedagem, lazer e apoio, além de um centro de mídia, onde são realizados encontros, coletivas de imprensa e entrevistas com atletas militares brasileiros e estrangeiros. A intenção é divulgar a importância do desporto militar e enaltecer sua contribuição ao Movimento Olímpico Internacional. Segundo o Cel Alshino, o CISM utiliza o esporte como uma ferramenta para a promoção da paz.

CISM 

O Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), cujo nome original em francês é Conseil International du Sport Militaire, foi fundado em 1948, na França. Hoje, é uma das maiores organizações multidisciplinares do mundo e conta com 135 países membros.

Dentre suas atribuições, está a organização das competições continentais e regionais, além dos Jogos Mundiais Militares, que é realizado a cada quatro anos, tendo a primeira edição ocorrido em 1995, em Roma.

Quanto aos Jogos Mundiais Militares, sua edição de verão ocorre sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos e, atualmente, é composta por 24 modalidades: atletismo, boxe, basquete, ciclismo, futebol, golfe, handebol, judô, maratona, pentatlo moderno, pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação, natação, triatlo, vôlei, lutas associadas, taekwondo, tiro com arco, esgrima, paraquedismo, vela e tiro esportivo. Desde 2010, o CISM passou a organizar, também, a edição de inverno dos Jogos Mundiais Militares, que integram modalidades específicas, como biatlo, escalada, patinação, esqui, entre outras.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *