Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792
General Fernando Santana Soares é o novo Comandante Militar do Sul – Folha Militar On-line
General Fernando Santana Soares é o novo Comandante Militar do Sul

General Fernando Santana Soares é o novo Comandante Militar do Sul

Foram dois anos de comando e muitos desafios para o General de Exército Valério Stumpf Trindade. A tropa do CMS apoiou a população em diversas missões, desde o combate à covid-19, a distribuição de alimentos e medicamentos durante a pandemia, até a distribuição de água potável na estiagem no Rio Grande do Sul e no socorro a milhares de famílias desabrigadas pelas enchentes.

Nesse período, o Exército também se fez presente na duplicação da BR-116 e em grandes operações de combate a ilícitos transfronteiriços. Com êxito em todas as atuações, o General Stumpf deixa o Sul do Brasil para um novo desafio em Brasília, ser chefe do Estado-Maior do Exército (EME). Ele será encarregado de coordenar as principais atividades da Força Terrestre.

Na sexta-feira (13), durante solenidade no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), em Porto Alegre (RS), o General Stumpf transmitiu o cargo de Comandante Militar do Sul ao General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva. Em seu discurso, relembrou momentos à frente do CMS.

“No período em que estive a frente deste comando militar de área, testemunhei o patriotismo e o comprometimento dos seus integrantes. Aqui encontrei soldados impregnados de profissionalismo, estribados em sólida disciplina, lealdade e camaradagem. Aqui pude trabalhar com militares de elevado nível profissional, legítimos herdeiros das heróicas tradições das guarnições militares do sul”, destacou.

A solenidade militar contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, e o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, que fez a leitura do elogio ao General Stumpf.

“O General Stumpf deixa registrado na história do CMS o valor profissional e moral de um digno soldado de Caxias. Cumpriu com dedicação, excelência e honradez o seu dever perante o exército, a sociedade e o Brasil, liderando seus comandados pelo exemplo e fazendo-se orgulho dos seus familiares e amigos”, disse.

O retrato oficial do General Valério Stumpf Trindade ficará eternizado na Galeria de Antigos Comandantes do CMS, no Quartel-General do Exército, no Centro Histórico de Porto Alegre. O novo Comandante do CMS, General Soares, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Antes da nova função, ele ocupava o cargo de Comandante Militar do Oeste.

“No Exército, damos continuidade ao trabalho. A nossa intenção é manter essas ações e procurar melhorar algum processo que for possível melhorar. Sempre com o objetivo de defender a nossa Pátria e de servir a sociedade brasileira”, afirmou.

No final da Cerimônia de Passagem de Comando, a tropa desfilou em homenagem ao seu novo Comandante. Grupamentos com uniformes históricos lembravam a história do CMS. No desfile de viaturas, uma amostra da sua potência de fogo. O CMS possui 75% da força blindada da Força Terrestre.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *