General Sergio Etchegoyen ministra palestra do Curso Superior de Política e Estratégia na ESG Brasília

General Sergio Etchegoyen ministra palestra do Curso Superior de Política e Estratégia na ESG Brasília

Os estagiários da sexta edição do Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE) promovido pelo Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG), participaram da palestra “A atuação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República”, ministrada pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), general Sergio Westphalen Etchegoyen, na quinta-feira(13), no auditório do Ministério da Defesa.

esg-1

A palestra do ministro Etchegoyen iniciou com a apresentação da historia do GSI – que chegou a ser extinto, em outubro de 2015 – e assumiu em maio de 2016 com o desafio de refazer a estrutura de trabalho do GSI. “Nós da equipe não estávamos encarregados da tarefa de reativar o GSI, mais sim de fazer um novo GSI”, disse o ministro.

Desde que assumiu o GSI, em maio deste ano, o general Etchegoyen teve uma participação de extrema importância para o planejamento e execução da segurança dos jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, destacando a elaboração de um modelo integrado, onde os órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal responderam de forma rápida a possíveis ameaças. Além disso, de acordo com o general, o sistema de segurança implementado para o megaevento contou com um Centro Internacional de Inteligência, com a participação de 100 países, sob a coordenação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Com o auditório lotado, ao final da palestra, o ministro Etchegoyen participou do debate respondendo a questionamentos dos estagiários.

esg-2

O evento foi prestigiado pelo secretário geral do Ministério da Defesa (SG), general Joaquim Silva e Luna; o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), brigadeiro Ricardo Machado Vieira; o diretor do Instituto Pandiá Calógeras (IPC), Demétrio Carneiro da Cunha Oliveira; o chefe de Operações Conjuntas (CHOC), general Claudio Coscia Moura; o chefe de gabinete do ministro da Defesa, ministro Alessandro Warley Candeas; general Luiz Felipe Linhares, chefe da Assessoria Especial Para Grandes Eventos (AEGE) e autoridades civis e militares.

esg-3

O CSUPE, sob a coordenação do Prof. Paulo Roberto Laraburu (Cel EB R) e coordenação adjunta da Profª Drª Selma Gonzales (Maj EB) tem aulas ministradas nas dependências do Ministério da Defesa (auditório térreo) e salas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para esta edição foram selecionados 45 estagiários, sendo 7 militares e 38 civis.

Fotos: ASCOM ESG Brasília

(ESG ASCOM BRASÍLIA/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *