Governador do Maranhão conhece Centro de Lançamento de Alcântara

A unidade da FAB é responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no País

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta quarta-feira (21/01) a visita do Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, acompanhado pelo Vice-Governador, secretários estaduais, assessores e outros integrantes da equipe de governo. A visita foi realizada para conhecer a infraestrutura e os projetos do CLA, unidade estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no País e instalada no município da região metropolitana de São Luís/MA.

GOVERNADOR DO MARANHAO 1

“O objetivo da visita ao CLA é garantir uma sinergia, um estreitamento para que convênios concretos possam ser extraídos para o Maranhão, como por exemplo, a constituição de um polo tecnológico que se apoie na tecnologia aqui instalada, com isso, possamos propiciar oportunidade de capacitação e de trabalho para a juventude do nosso estado”, afirmou o Governador do Maranhão.

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, realizou uma apresentação institucional para a comitiva destacando o contexto atual, o panorama histórico e a organização sistêmica das atividades espaciais no Brasil. Na apresentação também foram abordados a infraestrutura, os últimos avanços e as principais operações de lançamento da organização militar.

A comitiva do Governador conheceu o Centro de Controle, local onde são coordenadas todas as operações de lançamento e concentra profissionais responsáveis por estações remotas espalhadas por todo o CLA. No Setor de Preparação e Lançamento (SPL) foram apresentados os foguetes de treinamento, lançados com objetivo de manter a capacidade operacional das equipes e de testar todos os meios e sistemas relacionados às campanhas de lançamentos.

Ainda no SPL, os visitantes conheceram o Centro de Controle Avançado (CAV) – a Casamata – que abriga engenheiros e técnicos na área operacional, responsáveis pela segurança de área, preparação, montagem, transporte e integração dos veículos no lançador. A visitação no SPL foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS).

 CLA

Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 01º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis. Também executa testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).

GOVERNADOR DO MARANHAO 2

No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade” quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Em pouco mais de trinta anos, o CLA realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros, num total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>