Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Governo Federal doa terreno para Arquidiocese de Belém (PA)

Os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, e o arcebispo Dom Alberto Taveira, na presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinaram nesta quinta-feira (05) um protocolo de intenções referente a doação de um terreno pertencente ao Exército Brasileiro para a Arquidiocese de Belém (PA), localizado próximo a Basílica Santuário da cidade.

“Quando se pratica um ato dessa natureza, se está fazendo uma religação espiritual. E no particular, verifico que esta área significativa, no centro de Belém, fará uma religação com a espiritualidade do Círio de Nazaré, que é uma das festas mais significativas da religião católica, talvez uma das maiores do mundo e que merece o que está sendo feito aqui hoje”, disse o presidente Michel Temer, se referindo ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece no próximo domingo e reúne mais de dois milhões de pessoas em uma só manhã.

De acordo com a Arquidiocese esse é um sonho antigo que vem desde 1849 quando essa área pertencente à igreja passou para o Exército. O tramite para concessão da área vem sendo conduzido desde 2014. O imóvel de cerca de 10,8 mil metros quadrados é atualmente ocupado por uma unidade do Comando do Exército, onde funciona a 28ª Circunscrição de Serviço Militar.

“Esta área ficou sobre a responsabilidade e posse do Exército Brasileiro durante anos. Recentemente iniciou-se um trabalho com muita dedicação para que pudéssemos ter esta área de novo para o serviço da Basílica Santuário e para o serviço da Arquidiocese. As tratativas foram longas, mas os frutos são muito significativos. Devemos fazer referência a boa vontade dos parlamentares que se colocaram à disposição. Nós temos uma gratidão muito grande ao Ministério da Defesa pela participação nesse ato”, agradeceu Dom Alberto.

Com a doação, a Arquidiocese se compromete a aplicar todos os esforços para desenvolver atividades de promoção social e evangelização no local, em prol da população paraense.

Segundo o ministro da Defesa Raul Jungmann, esses 168 anos em que havia esse desejo de ter o terreno foram equacionados em sete dias por um esforço conjunto e agora passa a ter uma utilidade muito maior que é a catequese e apoio essa grandiosa festa do Círio.

“O Exército está apoiando manifestações culturais e religiosas do nosso povo, no caso o Círio de Nazaré, através da cessão de um terreno que será utilizado pela Arquidiocese de Belém para que sejam recebidos romeiros e sejam feitas ações evangelizadoras. Portanto, é um ato que reafirma a colaboração do Exército as nossas manifestações e, ao mesmo tempo, um ato voltado para contemplar os desejos da população de Belém”, ressaltou Jungmann.

Em seu discurso, o ministro Helder Barbalho afirmou que o Círio é o “natal dos paraenses” e que a melhoria na estrutura do local vai ajudar a promover o turismo local. “Queria agradecer aos ministros por terem compreendido a importância do pleito que eu fiz a vocês”, destacou.

O terreno deverá ser entregue em até 30 dias. “Com essa doação, nós pudemos dar seguimento aquilo que já estava planejado há algum tempo. O Exército já havia recebido sua contrapartida e agora com essa iniciativa, nós vamos ter a possibilidade legal de transferir o patrimônio efetivamente”, finalizou o general Carlos Alberto Barcellos, do Comando Militar do Norte.

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *