Governo Federal lança Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência

Governo Federal lança Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, participou, nesta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência. O objetivo é garantir a saúde e promover condições socioeconômicas dignas para pessoas com deficiência durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A cerimônia, realizada no mesmo dia em que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) completa cinco anos, contou com a assinatura do Decreto Nº 10.415, direcionado aos 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. O texto institui um grupo de trabalho interinstitucional, que irá propor o Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência.

Governo Federal lança Plano de Contingência para Pessoas com Deficiência

Michelle Bolsonaro destacou que o Plano vai ajudar todos os brasileiros com algum tipo de deficiência. “De modo imediato, o plano conta com ações que serão realizadas por intermédio do programa Pátria Voluntária, para garantir o complemento alimentar de um grande número de pessoas com deficiência”, disse.

A primeira-dama sinalizou ainda o apoio a negócios sociais que atendam ou sejam liderados por pessoas com deficiência, assim como disseminar oportunidades de voluntariado voltadas a esse público. “Cada um de nós pode fazer algo para ajudar o próximo, mas juntos podemos transformar realidades. O voluntariado é o caminho para um Brasil mais justo e inclusivo. Conto com o envolvimento de todos nessa luta”, finalizou.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que esse é o governo da inclusão. “Este é um evento para dizer que ninguém ficará para trás. Nenhuma pessoa com deficiência ficará para trás. E, neste tempo de pandemia, é todo mundo cuidando de todo mundo”, disse Damares Alves.

(PLANALTO/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *