GRUMEC representa a Força de Submarinos em exposição alusiva ao 54º Aniversário do Com7ºDN

No período de 20 a 30 de março, o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) representou a Força de Submarinos em exposição sobre temas do Poder Naval, no Shopping Iguatemi, em Brasília (DF). O evento, alusivo ao 54º Aniversário do Comando do 7º Distrito Naval, intitulado: “A Marinha no Planalto Central” contou com a participação de diferentes Organizações Militares da Marinha que disponibilizaram em estandes diversos artigos referentes às suas atividades. Diariamente, passaram pelo local cerca de 500 pessoas.

Exposição alusiva ao 54º Aniversário do 7ºDN

Exposição alusiva ao 54º Aniversário do 7ºDN

Em seu estande, o GRUMEC expôs vários equipamentos e acessórios de mergulho de combate que chamaram a atenção do público. Dentre eles destacaram-se o Dispositivo de Propulsão de Mergulhadores (DPM), empregado para incursões em locais de sinistro por mar; os “FROGS”, respiradores que operam em circuito fechado e inibem a formação de bolhas que denunciam a trajetória do mergulhador; o “CRABE”, equipamento de circuito semi-fechado empregado na desativação de artefatos explosivos; a vara telescópica pneumática e lançadores de gancho, que permitem escalar embarcações com costado superior a 15 metros; além de paraquedas, artigos de montanhismo e vídeos ilustrativos das equipes em ação.

O Grupamento de Mergulhadores de Combate iniciou suas atividades na década de 70 e constitui uma unidade de Forças Especiais da Marinha do Brasil. Trata-se de uma Organização Militar, subordinada ao Comando da Força de Submarinos, intensamente adestrada e equipada, que emprega métodos e ações não convencionais em áreas litorâneas e ribeirinhas. Caracteriza-se pela obtenção de resultados superiores ao esforço depreendido. Os militares empregados em Operações Especiais possuem condições físicas e psicológicas adequadas para o exercício de atividades complexas em ambiente de risco elevado.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>