Grupo–Tarefa da Flotilha do Amazonas realiza procedimento “VERTREP” com aeronave embarcada

Grupo–Tarefa da Flotilha do Amazonas realiza procedimento “VERTREP” com aeronave embarcada

Um Grupo Tarefa (GT) da Flotilha do Amazonas realizou, no dia 17 de julho, exercícios operativos preparatórios para a Operação “BRACOLPER”, com destaque para o procedimento “VERTREP” (transporte de carga externa), realizado por uma aeronave Esquilo do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), meio orgânico do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”.

Aeronave transportando tambores de combustível do NAsH “Carlos Chagas”
Aeronave transportando tambores de combustível do NAsH “Carlos Chagas”

O GT, comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum de Oliveira Santos, foi composto pelos NPaFlu “Raposo Tavares” e “Roraima” e pelo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”.

Durante o exercício, três tambores de combustível de aviação foram transportados para o abrigo do EsqdHU-3, localizado no município Santo Antônio do Içá, no Rio Solimões, no Amazonas, por meio de um cabo de aço acoplado à aeronave. Tal medida permite o aumento do raio de ação das aeronaves do EsqdHU-3, capacitando-as, portanto, a atingir regiões mais distantes do cenário amazônico.

Na oportunidade, os militares que cursaram o adestramento de Equipe de Manobra, além de apoiarem as decolagens e os pousos, aproveitaram para realizar adestramentos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo, tanto no NAsH “Carlos Chagas” quanto no NPaFlu “Raposo Tavares”.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *