Heróis da Força Expedicionária Brasileira recebem tributo na Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Campinas (SP) – No dia 5 de maio, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em parceria com diversas organizações militares, associações e grupos ligados ao tema, realizou uma justa homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuaram na Segunda Guerra Mundial.

O evento, intitulado de “O Brasil na 2ª GM – III Tributo da EsPCEx aos nossos heróis”, foi aberto ao público e contou com diversas atividades, em especial uma encenação das batalhas ocorridas, uma exposição de viaturas antigas e atuais e palestras com a presença de Ex-Combatentes. Dentro da programação, o 2º Batalhão de Polícia do Exército (2° BPE) realizou uma apresentação de motociclistas, com mostra de equipamentos do Exército, e a banda de música da Escola executou uma apresentação para o público.

 

O evento

Durante a Segunda Guerra Mundial, a FEB demonstrou toda a sua capacidade de adaptação às novas situações, adestrando-se e combatendo junto às Forças Aliadas, na defesa dos interesses brasileiros, em meio ao cenário político internacional conturbado. Seus integrantes, verdadeiros heróis, carinhosamente chamados de “Pracinhas”, foram homenageados durante o evento na EsPCEx.

Teve destaque entre as atrações, a conversa com os Ex-Combatentes que estiveram presentes no teatro de operações da Itália. Os vitoriosos remanescentes detalharam seu dia a dia durante os difíceis dias da Guerra.

Uma fila imensa, formada por adultos e crianças, aguardava a oportunidade de conversar com os heróis. Foi um momento de admiração por todos e de culto aos nossos valores e tradições. Na região de Campinas, segundo a Associação dos Expedicionários Campineiros, existem, atualmente, cinco Ex-Combatentes vivos, e estiveram presentes o 3° Sargento Sylvio Rodrigues, o Cabo Francisco Rodarte e o Soldado Justino Alfredo.

 

População campineira marca presença

Cerca de 4.000 pessoas prestigiaram as atividades e puderam acompanhar a justa homenagem prestada aos nossos heróis, os “Pracinhas”. Ficou evidenciado a integração entre a EsPCEx e a sociedade campineira.

Em muitas ocasiões, percebeu-se a emoção do público presente em ver os três heróis participando de todas as atividades com lucidez e vibração. Em um dos depoimentos, o então Sd Alfredo comentou: “…eu considero que fui um herói. Pelo que passei, tive sorte de não morrer…”.

As atividades atraíram o público visitante de todas as idades. Crianças puderam conhecer as viaturas em exposição, andar de viaturas com seus pais e passear pela exposição. O grupo de motociclistas da H.O.G. Campinas, com cerca de 200 integrantes, chegou em comboio para participar do evento e ficaram admirados com a demonstração das motocicletas do 2° BPE. O público, como um todo, vibrou com a encenação das batalhas e com as palestras ministradas por historiadores.

Apoiaram a organização do evento, diversas organizações militares, a Companhia de Veículos Militares Antigos do Interior de São Paulo, a Associação dos Expedicionários Campineiros, o Círculo Militar de Campinas, o “Clube dos Generais” e os Grupos de Pesquisa e Reencenação Histórica Dogs Of War e Monte Castelo.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>