HFA vai chamar aprovados em concurso realizado ano passado

HFA vai chamar aprovados em concurso realizado ano passado

Brasília, 13/05/2015 – Os candidatos aprovados no concurso realizado pelo Hospital das Forças Armas (HFA) podem ser chamados dentro dos próximos dias. O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou o provimento de 325 cargos para o HFA, que integra a estrutura do Ministério da Defesa. Portaria nº 118/2015, publicada o Diário Oficial da União (DOU), condiciona a posse a abertura e/ou existência de vaga, bem como adequação orçamentária e financeira da despesa com pessoal na Lei Orçamentária Anual (LOA), assim como sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Concurso do HFA teve mais de 21 mil candidatos
Concurso do HFA teve mais de 21 mil candidatos

A Secretaria Geral do Ministério da Defesa fará verificação prévia das condições para nomeação dos candidatos aprovados no curso, cujas provas objetivas ocorreram no ano passado. Participaram da seleção mais de 21 mil candidatos.

Foram 150 vagas para médico (20h), 40 para especialista em atividades hospitalares e 135 para técnico em atividades médico-hospitalares. A maior concorrência se deu na seleção para especialista, na modalidade enfermagem geral: 256,46 candidatos por vaga. A menor disputa ocorreu para médico do trabalho: 0,47 candidato/vaga.

De acordo com a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), do MD, à qual o HFA está vinculado, nas próximas semanas a unidade decidirá sobre o provimento gradual ou total das vagas. Candidatos aprovados dentro do limite de vagas receberão telegrama com os procedimentos a serem adotados. O site do HFA também trará detalhes sobre os exames admissionais.

Atualmente, o HFA conta com 226 médicos civis, ou seja, menos metade da lotação prevista (500 cargos). Isso levou à redução da capacidade de atendimento em diversas áreas, tais como anestesiologia, cardiologia, gineco-obstetrícia, pediatria, UTI e UTI neonatal.

A expectativa é que a preenchimento dos cargos supra a carência de pessoal do hospital. O HFA já apresentou demanda de um novo concurso público, desta vez para sua área administrativa, com provas a serem aplicadas em 2016. Mas, o pedido ainda depende de análise do MPOG, órgão responsável pela autorização das seleções públicas.

Foto: Jorge Cardoso

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *