Homenagem reúne antigos Comandantes nos 70 anos da ESG

Para coroar as comemorações pelo 70º aniversário da Escola Superior de Guerra (ESG), no dia 28 de agosto foi realizado um almoço em homenagem aos antigos Comandantes da Escola, mantendo a tradição anual. Na mesma data ocorreu o Seminário “Brasil do Futuro: elementos para a construção de um Projeto Nacional” e foram lançados o selo e o carimbo comemorativos ao septuagenário da ESG em parceria com os Correios.

Pela manhã, no seminário, o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, apresentou em sua conferência as principais atribuições e missões da pasta, com especial ênfase à atuação no entorno estratégico e operações de paz e ações humanitárias. “Cito sempre o Barão do Rio Branco: ‘Nenhum Estado pode ser pacífico sem ser forte’”, salientou o Almirante, lembrando das obrigações do Ministério. Após, o Secretário-Executivo Bruno Eustáquio de Carvalho, do Ministério de Minas e Energia, realizou uma conferência em que abordou os principais projetos e desafios do setor.

Após o término do seminário deu-se início a homenagem aos antigos Comandantes da ESG, no Salão de Honra. Na ocasião, foi realizado o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo em homenagem aos 70 anos de criação da Escola Superior de Guerra. Participaram do rito de obliterações, junto ao Coordenador de Operações dos Correios do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Gomes de Souza, o Almirante Viveiros, os antigos comandantes da ESG Almirante Fortuna, General Barros Moreira, Almirante Mendonça e Brigadeiro Rodrigues Filho, e o atual Comandante da ESG Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

As peças filatélicas, mais um marco na história da Escola, foram desenvolvidas pelo Primeiro-Sargento Luiz Renato Fonseca Troccoli da Silva, integrante do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da ESG.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>