Hospital de Aeronáutica de Belém realizou programação especial no Dia das Crianças

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou atividades voltadas para o público infantil neste dia 12 de outubro. A programação iniciou às 08 horas com a realização de uma missa em homenagem aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Em seguida, foram distribuídos lanches e guloseimas no início de uma agenda de atrações, brincadeiras, peça teatral e ações de prevenção nas áreas de odontologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

Cerca de 410 crianças participaram das atividades realizadas nas praças e áreas livres do hospital. A programação contou com piscina de bolinha, pula-pula e atividades mais radicais, como a “falsa baiana”, comandadas pela equipe do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), além de uma exposição de vários carros antigos e de motos Harley-Davidson, organizada pela Associação de Antigomobilismo do Pará.

O evento contou com a exibição, em duas sessões, da peça teatral “Lenda do Guaraná”, interpretada pela artista Ester Sá. Essa lenda indígena conta a origem desse fruto a partir do folclore amazônico. Após as apresentações, as crianças participaram do plantio de mudas de guaraná nos canteiros do HABE.

Na praça do hospital, foi disponibilizada uma parede que serviu de tela gigante para que as crianças, com as próprias as mãos, pudessem realizar desenhos e pinturas.

O público do evento foi composto por filhos e amigos do efetivo do HABE, filhos de militares de outras organizações da guarnição de Belém, crianças inscritas através da Capela de Loreto e 30 crianças da ONG Amigos e Pais dos Autistas de Ananindeua.

A coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), regional Pará, Lílian Soares, acompanhou as crianças durante a manhã festiva e reforçou a importância dos estímulos para o desenvolvimento de pessoas com autismo. ”Se essas pessoas forem estimuladas adequadamente desde crianças, ou seja, com terapias que tenham comprovação científica, com certeza serão adultos com autonomia. Claro, sempre levando em consideração que nenhuma pessoa com autismo é igual a outra”, ressaltou.

Programação também na Ala 9

Já os voluntários do Comitê de Cidadania da Ala 9, também localizada em Belém (PA), distribuíram 95 cestas básicas em ação realizada no Bairro da Pratinha no sábado (14). As doações, feitas por militares da unidade e civis vinculados, foram entregues às famílias cadastradas na Associação de Moradores Ribeirinhos do Bairro da Pratinha e das Ilhas Barra, Patos, Jararacas e Urubocás, parceira na ação.

Comitê de cidadania da Ala 9 realiza distribuição de brinquedos

“Esta ação traz vantagens para ambas as partes envolvidas. Além do benefício para a sociedade, o que considero o mais importante, também alimenta o espírito da boa camaradagem nos militares e desperta a importância de ser cidadão e ajudar os que mais precisam”, disse o Comandante da Ala 9, Coronel Alvaro Marcelo Alexandre Freixo.

As atividades contaram com a participação de 40 voluntários e tornaram o Dia das Crianças mais especial para mais de 120 meninos e meninas, com brincadeiras voltadas para o público de até 12 anos.

“A iniciativa desse evento é muito gratificante. Nessa primeira atividade, estreitamos os laços com os membros da associação que participa do nosso projeto. Nos próximos encontros, serão realizadas monitorias com os pais dessas crianças, visando à capacitação para que possam ingressar no mercado de trabalho. Trata-se de um trabalho continuado que visa a mudar a história dessas famílias”, explicou o Suboficial Carlos Henrique Uchoa Borges, coordenador da ação.

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>