Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Hospital Naval Marcílio Dias realiza primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito

No Centro Cirúrgico do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), foi realizada a primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito, pela equipe da Clínica de Oftalmologia do HNMD – Capitão-Tenente (Md) Gurgel, Primeiro-Tenente (Md) Lara Diniz e Dr. Ivan de Almeida Resende, com a participação do Prof. convidado Dr. Bruno Studart, da Universidade de São Paulo.

O glaucoma congênito é uma doença congênita grave, causada pelo aumento da pressão dos olhos do bebê durante a gestação, podendo levar a cegueira pouco após o nascimento, caso não seja prontamente diagnosticado e o tratamento cirúrgico imediatamente instituído. O diagnóstico deve ser suspeitado quando o bebê apresenta aumento dos globos oculares, córneas grandes e opacas (brancas), lacrimejamento excessivo e fotofobia (dificuldade de abrir os olhos na claridade). Na maioria das vezes, o glaucoma congênito afeta ambos os olhos, simultaneamente.

A cegueira infantil é um importante problema de saúde pública e as doenças oculares congênitas são a principal causa de cegueira em crianças. Aproximadamente, 1,5 milhões de crianças ao redor do mundo apresentam esta patologia. A suspeita deve ser avaliada por meio do exame do bebê sob anestesia geral e, se confirmada, a cirurgia deverá ser realizada imediatamente para reduzir a pressão intraocular e salvar a visão da criança.

A Clínica de Oftalmologia do HNMD conta com equipe e toda a infraestrutura necessária para realizar esse tipo de cirurgia, tanto em pacientes adultos como em crianças.

(CCSM/FM)

 

Share

One thought on “Hospital Naval Marcílio Dias realiza primeira cirurgia para tratamento do glaucoma congênito

  1. Parabéns pelo elevado nível da conquista e que trará muitos benefícios para família naval.
    Bravo Zulu!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *