Hospital Naval Marcílio Dias recebe primeira turma de Residência em Farmácia Hospitalar

No dia 03 de março, o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) recebeu a primeira turma de residentes (R1) do Programa de Residência em Farmácia Hospitalar, convênio firmado entre Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NERJ-MS), por meio da assinatura de um termo de cooperação técnico-científico. O curso tem a duração de dois anos e no primeiro ano foram disponibilizadas duas vagas ao HNMD como unidade de treinamento em serviço.

Capitão-Tenente Luciana Lima, preceptora das alunas da primeira turma de residência em farmácia do HNMD

Capitão-Tenente Luciana Lima, preceptora das alunas da primeira turma de residência em farmácia do HNMD

O Departamento de Farmácia do HNMD passou por uma reestruturação das instalações em 2015, o que contribuiu para a aprovação do convênio por parte da Coordenação da Residência da UFF/NERJ-MS, que verificou a oportunidade de treinamento em manipulação de quimioterápicos e medicamentos antimicrobianos injetáveis em áreas limpas certificadas de acordo com resolução vigente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os residentes, durante o programa, participam ainda de atividades de Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Logística de Medicamentos. Ao aluno do Curso de Pós-Graduação que satisfizer as exigências do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu”, será conferido o grau de “Especialista em Farmácia Hospitalar”.

O HNMD é a instituição hospitalar militar pioneira neste tipo de convênio, tornando-se o primeiro Hospital Militar a contemplar a Residência em Farmácia Hospitalar.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>