Hospitalidade brasileira marca 49º Mundial Militar de Orientação

Hospitalidade brasileira marca 49º Mundial Militar de Orientação

Brasília, 22/11/2016 – Foi no cenário da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, que atletas militares de 25 países concluíram o 49º Campeonato Mundial Militar de Orientação que teve como marca a hospitalidade brasileira. Durante cinco dias, cerca de 208 desportistas puderam desempenhar a modalidade e concluir as provas de percurso médio, longo e revezamento urbano. Organizado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil, do Ministério da Defesa, sob a égide do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM), o Mundial teve como sede a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), e as competições ocorreram nos municípios de Rio das Ostras e Búzios.

mundial-1

O grande campeão foi o suíço Matthias Kyburz, que conquistou medalha de ouro nas quatro provas do Mundial: percurso médio (5km), longa distância (14 km), revezamento urbano e por equipe. Além da Suíça, os outros pódios ficaram com atletas da Estônia, Áustria, Rússia, Lituânia e Polônia.

A última prova do Campeonato foi de revezamento urbano disputada em Búzios. Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com a Suíça, seguida pela Rússia e Polônia. As mulheres russas também repetiram o feito masculino, subindo ao lugar mais alto do pódio. A prata ficou com a equipe feminina da Polônia e o bronze com a Lituânia.

O Brasil também marcou presença nas competições, com 11 atletas, sendo sete representantes masculinos e quatro femininos. A equipe brasileira participou das três provas do Mundial. O time foi composto por militares de carreira e temporários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e que integram o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa.

Encerramento

O Mundial foi encerrado com o reconhecimento do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM) e o destaque entre atletas e comissão técnica foram a hospitalidade brasileira e as belezas naturais das cidades.

mundial-2

Essa foi a quinta vez que o Brasil sediou o Campeonato Mundial Militar de Orientação. Por duas vezes foi realizado no Paraná, em 1983 e 2006, com a participação de nove e 27 países, respectivamente. Outra edição ocorreu em Brasília, em 1992, quando 12 nações foram inscritas, e a última realização em solo brasileiro, foi no Rio de Janeiro, em 2011, quando participaram 28 países.

Os países participantes foram Emirados Árabes Unidos, Áustria, Noruega, Suíça, Venezuela, Alemanha, Geórgia, Equador, Turquia, Bélgica, Polônia, Estônia, França, Lituânia, Rússia, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Chile, China, Letônia, Brasil, Eslovênia e Uruguai.

Fotos: Divulgação/CISM

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *