Indústria de Defesa do Brasil participa de desfile das Forças Armadas da Indonésia

Brasília  - Aviões Super Tucano, veículos de controle de tiro e equipamentos lançadores múltiplos de foguetes, do sistema Astros 2, foram apresentados à população da Indonésia. Os equipamentos da Base Industrial de Defesa (BID brasileira integraram desfile militar em comemoração ao 69º aniversário das Forças Armadas daquele país, localizado no sudeste asiático, com mais de 230 milhões de habitantes.

IndUstria de Defesa do Brasil 1

Realizado na última terça-feira (7/10), em Surabaya, a segunda maior e mais importante cidade da Indonésia, com cerca três milhões de habitantes, a parada militar atraiu também autoridades de países como Estados Unidos, França, Austrália e Timor-Leste. Dos palanques, os representantes desses países puderam conferir o que há de mais moderno fabricado no Brasil.

Além disso, os oficiais-generais que se encontravam no evento tomaram conhecimento do plano de modernização das Forças Armadas de Indonésia, implementado pelo presidente daquele país Susilo Bambang Yodhovono, que recebeu investimentos da ordem de US$ 3,5 bilhões nos últimos cinco anos.

IndUstria de Defesa do Brasil 2

Como forma de demonstrar os produtos nacionais, a Embraer apresentou oitos aviões EMB-314 Super Tucano. Trata- se aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), trata-se de uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM / SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.

Já a Avibras apresentou em Surabaya seis caminhões com lançadores múltiplos de foguetes, do sistema Astros 2, equipamento que é utilizado pelo Exército Brasileiro. Com isso, essas duas fabricantes nacionais iniciaram o processo de inserção no mercado do país asiático.

Capital da província de Java Oriental, Surabaya é importante centro industrial e comercial, onde abriga importante porto no estreito de Madura e a principal base naval do país. Os indonésios a conhecem como “a cidade dos heróis”, devido a sua importância durante a batalha de Surabaia, que estimulou o apoio local e internacional para a independência do país, durante a Revolução Nacional da Indonésia.

Fotos: Divulgação

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Bom site, acho que achei o que procurava.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>